, Danielaalvesmaciel et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47381>. Acesso em: 05/11/2024 03:56
O presente trabalho objetiva explorar, à luz de teorias sociológicas, psicossociológicas e filosóficas, as influências que conduzem ou impedem os sujeitos de alcançar o sucesso escolar, compreendendo os diversos fatores e especificidades que limitam o trabalho pedagógico escolar e familiar e apresentam questões subjetivas que são constituídas no âmbito das relações sociais de sujeito para/com sujeito, fazendo isso a partir da apresentação de teorias que explicam o êxito e a ascensão através dos estudos. Para tal, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, centrando nossa abordagem em teorias que buscam explicar o sucesso escolar. Os resultados evidenciados com base nessa pesquisa nos proporcionam constatar que o sucesso escolar entre alunos de baixo poder aquisitivo, que não tiveram incentivos familiares, que viveram em situação de desrespeito social e distante de capitais que favoreceriam a potencialização integral de suas aptidões físicas e cognitivas, pode ser atribuído tanto a fatores internos quanto a externos, considerando as particularidades de cada sujeito no sentido de compreendê-lo a partir do contexto social no qual está inserido. Nessa perspectiva, as teorias surgem enquanto instrumentos que buscam visibilizar os mecanismos sociais que colaboram ou dificultam para a ascensão social através dos estudos, evidenciando as possibilidades existentes para a condução de práticas e posicionamentos críticos no âmbito a favorecer o êxito escolar.