Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPETÊNCIAS DOCENTES COM AS TAC: UMA NOVA REFLEXÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM;, PRÁXIS EDUCATIVA;, TIC – TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;, TAC – TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO;, TAC – TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO; Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46721
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 773
    "inscrito_id" => 7020
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS DOCENTES COM AS TAC: UMA NOVA REFLEXÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Resumo: Esta pesquisa analisou a Tecnologia Educativa, nas práticas pedagógicas docentes dos colégios públicos urbanos do Ensino Médio na cidade de Pilão Arcado – Bahia, Brasil, com objetivo geral de descrever as contribuições das Tecnologias Aprendizagem e Comunicação – TAC para melhoramento das práxis pedagógicas desses professores. As TAC surgem com a finalidade de utilizar as tecnologias como recursos metodológicos nas atividades pedagógicas em prol da qualidade da aprendizagem. Fazer uso das TAC é promover às práxis educativas dos professores convertendo-o em guia de um novo processo de aprendizagem o que contribui na motivação dos alunos, no melhoramento de sua concentração, no comportamento, na compreensão da leitura, nas habilidades comunicativas, no trabalho colaborativo e investigativo, num intercâmbio de troca de pares entre professores e a interação familiar e na diversão compartilhada, entre outros. A abordagem metodológica é com enfoque misto, de estudo concorrente descritivo-compreensivo; com uma amostra do tipo probabilística e outra propositiva, realizada com 40 professores que ministram aulas para o Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados foram: Questionário semiestruturado do tipo survey criado no googledocs, visualizados pelos participantes por meio de um link, que permite responder e reenviar, e entrevista semiestruturada aplicada aos docentes. Dos resultados mais ressaltantes são: todos os colégios possuem Computadores, Internet, Sala com Laboratório de Informática, entretanto, com quantidade e na qualidade mínimas; os professores sabem que tais recursos promovem aprendizagem e motivação entre os alunos; os professores demonstram habilidade tecnológica para pesquisar os conteúdos pedagógicos como os alunos, entretanto, utilizar metodologicamente na interação com os conteúdos pedagógicos ainda são mínimos. Finalmente conclui-se que a qualidade da Educação Média, a inovação educativa, a transformação da educação depende da integração das TAC; e, com as TAC se obtém aulas motivadoras, cooperativas, profundas, e atual, que se alcançara redimensionamento da concepção do educando e da finalidade do Ensino Médio para a construção de uma sociedade auto gestionada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM;, PRÁXIS EDUCATIVA;, TIC – TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;, TAC – TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO;, TAC – TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7020_21082018114433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ROSAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PAULO ROSAS"
    "autor_email" => "psingrid@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46721
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 773
    "inscrito_id" => 7020
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS DOCENTES COM AS TAC: UMA NOVA REFLEXÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Resumo: Esta pesquisa analisou a Tecnologia Educativa, nas práticas pedagógicas docentes dos colégios públicos urbanos do Ensino Médio na cidade de Pilão Arcado – Bahia, Brasil, com objetivo geral de descrever as contribuições das Tecnologias Aprendizagem e Comunicação – TAC para melhoramento das práxis pedagógicas desses professores. As TAC surgem com a finalidade de utilizar as tecnologias como recursos metodológicos nas atividades pedagógicas em prol da qualidade da aprendizagem. Fazer uso das TAC é promover às práxis educativas dos professores convertendo-o em guia de um novo processo de aprendizagem o que contribui na motivação dos alunos, no melhoramento de sua concentração, no comportamento, na compreensão da leitura, nas habilidades comunicativas, no trabalho colaborativo e investigativo, num intercâmbio de troca de pares entre professores e a interação familiar e na diversão compartilhada, entre outros. A abordagem metodológica é com enfoque misto, de estudo concorrente descritivo-compreensivo; com uma amostra do tipo probabilística e outra propositiva, realizada com 40 professores que ministram aulas para o Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados foram: Questionário semiestruturado do tipo survey criado no googledocs, visualizados pelos participantes por meio de um link, que permite responder e reenviar, e entrevista semiestruturada aplicada aos docentes. Dos resultados mais ressaltantes são: todos os colégios possuem Computadores, Internet, Sala com Laboratório de Informática, entretanto, com quantidade e na qualidade mínimas; os professores sabem que tais recursos promovem aprendizagem e motivação entre os alunos; os professores demonstram habilidade tecnológica para pesquisar os conteúdos pedagógicos como os alunos, entretanto, utilizar metodologicamente na interação com os conteúdos pedagógicos ainda são mínimos. Finalmente conclui-se que a qualidade da Educação Média, a inovação educativa, a transformação da educação depende da integração das TAC; e, com as TAC se obtém aulas motivadoras, cooperativas, profundas, e atual, que se alcançara redimensionamento da concepção do educando e da finalidade do Ensino Médio para a construção de uma sociedade auto gestionada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM;, PRÁXIS EDUCATIVA;, TIC – TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;, TAC – TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO;, TAC – TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7020_21082018114433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ROSAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PAULO ROSAS"
    "autor_email" => "psingrid@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: Esta pesquisa analisou a Tecnologia Educativa, nas práticas pedagógicas docentes dos colégios públicos urbanos do Ensino Médio na cidade de Pilão Arcado – Bahia, Brasil, com objetivo geral de descrever as contribuições das Tecnologias Aprendizagem e Comunicação – TAC para melhoramento das práxis pedagógicas desses professores. As TAC surgem com a finalidade de utilizar as tecnologias como recursos metodológicos nas atividades pedagógicas em prol da qualidade da aprendizagem. Fazer uso das TAC é promover às práxis educativas dos professores convertendo-o em guia de um novo processo de aprendizagem o que contribui na motivação dos alunos, no melhoramento de sua concentração, no comportamento, na compreensão da leitura, nas habilidades comunicativas, no trabalho colaborativo e investigativo, num intercâmbio de troca de pares entre professores e a interação familiar e na diversão compartilhada, entre outros. A abordagem metodológica é com enfoque misto, de estudo concorrente descritivo-compreensivo; com uma amostra do tipo probabilística e outra propositiva, realizada com 40 professores que ministram aulas para o Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados foram: Questionário semiestruturado do tipo survey criado no googledocs, visualizados pelos participantes por meio de um link, que permite responder e reenviar, e entrevista semiestruturada aplicada aos docentes. Dos resultados mais ressaltantes são: todos os colégios possuem Computadores, Internet, Sala com Laboratório de Informática, entretanto, com quantidade e na qualidade mínimas; os professores sabem que tais recursos promovem aprendizagem e motivação entre os alunos; os professores demonstram habilidade tecnológica para pesquisar os conteúdos pedagógicos como os alunos, entretanto, utilizar metodologicamente na interação com os conteúdos pedagógicos ainda são mínimos. Finalmente conclui-se que a qualidade da Educação Média, a inovação educativa, a transformação da educação depende da integração das TAC; e, com as TAC se obtém aulas motivadoras, cooperativas, profundas, e atual, que se alcançara redimensionamento da concepção do educando e da finalidade do Ensino Médio para a construção de uma sociedade auto gestionada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.