Resumo: Esta pesquisa analisou a Tecnologia Educativa, nas práticas pedagógicas docentes dos colégios públicos urbanos do Ensino Médio na cidade de Pilão Arcado – Bahia, Brasil, com objetivo geral de descrever as contribuições das Tecnologias Aprendizagem e Comunicação – TAC para melhoramento das práxis pedagógicas desses professores. As TAC surgem com a finalidade de utilizar as tecnologias como recursos metodológicos nas atividades pedagógicas em prol da qualidade da aprendizagem. Fazer uso das TAC é promover às práxis educativas dos professores convertendo-o em guia de um novo processo de aprendizagem o que contribui na motivação dos alunos, no melhoramento de sua concentração, no comportamento, na compreensão da leitura, nas habilidades comunicativas, no trabalho colaborativo e investigativo, num intercâmbio de troca de pares entre professores e a interação familiar e na diversão compartilhada, entre outros. A abordagem metodológica é com enfoque misto, de estudo concorrente descritivo-compreensivo; com uma amostra do tipo probabilística e outra propositiva, realizada com 40 professores que ministram aulas para o Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados foram: Questionário semiestruturado do tipo survey criado no googledocs, visualizados pelos participantes por meio de um link, que permite responder e reenviar, e entrevista semiestruturada aplicada aos docentes. Dos resultados mais ressaltantes são: todos os colégios possuem Computadores, Internet, Sala com Laboratório de Informática, entretanto, com quantidade e na qualidade mínimas; os professores sabem que tais recursos promovem aprendizagem e motivação entre os alunos; os professores demonstram habilidade tecnológica para pesquisar os conteúdos pedagógicos como os alunos, entretanto, utilizar metodologicamente na interação com os conteúdos pedagógicos ainda são mínimos. Finalmente conclui-se que a qualidade da Educação Média, a inovação educativa, a transformação da educação depende da integração das TAC; e, com as TAC se obtém aulas motivadoras, cooperativas, profundas, e atual, que se alcançara redimensionamento da concepção do educando e da finalidade do Ensino Médio para a construção de uma sociedade auto gestionada.