Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COMPREENSÃO CONCEITUAL DA PROPORCIONALIDADE PELOS FUTUROS DOCENTES

Palavra-chaves: PROPORCIONALIDADE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROFESSORES Pôster (PO) GT 13. Educação Matemática
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A compreensão conceitual de algum conteúdo básico de matemática pelos estudantes de licenciatura tem fundamental implicação sobre a educação, pois esses futuramente se tornarão professores e um dos autores do processo de ensino e aprendizagem, levando em conta que Lorenzato (2004) no que diz respeito ao ensino superior em educação, declara que a graduação não forma professores, e sim que através da convivência com seus professores que o futuro docente desenvolve-se como professor, deste modo buscamos com o estudo poder compreender e observar a compreensão conceitual dos futuros professores de matemática sobre o conteúdo de proporcionalidade, que segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) é um conhecimento estruturante do currículo de matemática, no qual faz ligações com outros conceitos e com outras ciências, como também o dever do docente de desenvolver o conhecimento proporcional nos estudantes, que corresponde ao 3º e 4º ciclo do fundamental anos finais (BRASIL, 1998). Adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa, trabalhando com licenciandos em matemática de uma faculdade da zona da mata, Pernambuco. Para coleta de dados utilizamos um questionário semiestruturado. Os resultados obtidos através da investigação mostraram a visão simplista do conteúdo pelos participantes, como também a prevalência da técnica sob o conhecimento, de modo a colaborar com a importância da auto avaliação profissional e os programas de formação continuada que contribuam para o desenvolvimento dos docentes, para que assim o processo de ensino e aprendizagem ocorra de maneira a atingir as expectativas e o desenvolvimento conceitual de proporcionalidade nos estudantes da educação básica.

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