Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEVÂNCIA DA APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS PROCESSUAIS PARA A LINGUAGEM FORENSE: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: COMUNICAÇÃO JURÍDICA, GÊNEROS DISCURSIVOS JUDICIAIS, TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM, BAKHTIN Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46129
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3103
    "inscrito_id" => 10730
    "titulo" => """
      A RELEVÂNCIA DA APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS PROCESSUAIS PARA A \r\n
                        LINGUAGEM FORENSE: UM ESTUDO DE CASO
      """
    "resumo" => """
      Resumo: A comunicação tem por objetivo demonstrar a importância da aprendizagem dos gêneros discursivos para os estudos do discurso jurídico penal em face da relação entre Direito e Linguagem. Com base nos fundamentos da teoria de Bakhtin (2010a), entende-se que uma proposta de uso da língua sob a perspectiva dos gêneros discursivos com seus elementos constitutivos, especificados pelo tema (o conteúdo no momento da enunciação), pela forma de organização textual (construção composicional) e pelos recursos linguísticos (o estilo, o próprio gênero), no discurso processual, auxiliam a compreensão dos atos pertinentes às atividades judiciais como o conhecimento dos gêneros processuais, o uso da palavra enquanto signo ideológico, a identificação de acentos apreciativos em situações comunicativas e a relação dos sujeitos no contexto da prática forense. Os procedimentos técnicos da pesquisa são de natureza descritiva, abordagem bibliográfica e documental com estudo de caso, uma vez que se utiliza, para análise, a seleção do gênero pronúncia de um processo penal, considerado fonte primária que ainda não recebeu tratamento analítico em seus aspectos enunciativos. Evidencia-se, ainda, a perspectiva do método qualitativo e dialógico por oferecer embasamento teórico para compreensão da enunciação em contextos discursivos. Assim, a abordagem oferece uma contribuição aos estudos da linguagem processual penal dentro de uma linha teórico-discursiva que se faz necessária aos estudantes de Direito, possibilitando a compreensão da organização textual pelo campo das significações, dos aspectos estilísticos, da estrutura composicional, das questões valorativas e das relações dialógicas.\r\n
      Resumo: A comunicação tem por objetivo demonstrar a importância da aprendizagem dos gêneros discursivos para os estudos do discurso jurídico penal em face da relação entre Direito e Linguagem. Com base nos fundamentos da teoria de Bakhtin (2010a), entende-se que uma proposta de uso da língua sob a perspectiva dos gêneros discursivos com seus elementos constitutivos, especificados pelo tema (o conteúdo no momento da enunciação), pela forma de organização textual (construção composicional) e pelos recursos linguísticos (o estilo, o próprio gênero), no discurso processual, auxiliam a compreensão dos atos pertinentes às atividades judiciais como o conhecimento dos gêneros processuais, o uso da palavra enquanto signo ideológico, a identificação de acentos apreciativos em situações comunicativas e a relação dos sujeitos no contexto da prática forense. Os procedimentos técnicos da pesquisa são de natureza descritiva, abordagem bibliográfica e documental com estudo de caso, uma vez que se utiliza, para análise, a seleção do gênero pronúncia de um processo penal, considerado fonte primária que ainda não recebeu tratamento analítico em seus aspectos enunciativos. Evidencia-se, ainda, a perspectiva do método qualitativo e dialógico por oferecer embasamento teórico para compreensão da enunciação em contextos discursivos. Assim, a abordagem oferece uma contribuição aos estudos da linguagem processual penal dentro de uma linha teórico-discursiva que se faz necessária aos estudantes de Direito, possibilitando a compreensão da organização textual pelo campo das significações, dos aspectos estilísticos, da estrutura composicional, das questões valorativas e das relações dialógicas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO JURÍDICA, GÊNEROS DISCURSIVOS JUDICIAIS, TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM, BAKHTIN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID10730_10092018232351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIVALDETE MARIA OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RIVALDETE MARIA"
    "autor_email" => "rivaldete.silva@bol.com.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46129
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3103
    "inscrito_id" => 10730
    "titulo" => """
      A RELEVÂNCIA DA APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS PROCESSUAIS PARA A \r\n
                        LINGUAGEM FORENSE: UM ESTUDO DE CASO
      """
    "resumo" => """
      Resumo: A comunicação tem por objetivo demonstrar a importância da aprendizagem dos gêneros discursivos para os estudos do discurso jurídico penal em face da relação entre Direito e Linguagem. Com base nos fundamentos da teoria de Bakhtin (2010a), entende-se que uma proposta de uso da língua sob a perspectiva dos gêneros discursivos com seus elementos constitutivos, especificados pelo tema (o conteúdo no momento da enunciação), pela forma de organização textual (construção composicional) e pelos recursos linguísticos (o estilo, o próprio gênero), no discurso processual, auxiliam a compreensão dos atos pertinentes às atividades judiciais como o conhecimento dos gêneros processuais, o uso da palavra enquanto signo ideológico, a identificação de acentos apreciativos em situações comunicativas e a relação dos sujeitos no contexto da prática forense. Os procedimentos técnicos da pesquisa são de natureza descritiva, abordagem bibliográfica e documental com estudo de caso, uma vez que se utiliza, para análise, a seleção do gênero pronúncia de um processo penal, considerado fonte primária que ainda não recebeu tratamento analítico em seus aspectos enunciativos. Evidencia-se, ainda, a perspectiva do método qualitativo e dialógico por oferecer embasamento teórico para compreensão da enunciação em contextos discursivos. Assim, a abordagem oferece uma contribuição aos estudos da linguagem processual penal dentro de uma linha teórico-discursiva que se faz necessária aos estudantes de Direito, possibilitando a compreensão da organização textual pelo campo das significações, dos aspectos estilísticos, da estrutura composicional, das questões valorativas e das relações dialógicas.\r\n
      Resumo: A comunicação tem por objetivo demonstrar a importância da aprendizagem dos gêneros discursivos para os estudos do discurso jurídico penal em face da relação entre Direito e Linguagem. Com base nos fundamentos da teoria de Bakhtin (2010a), entende-se que uma proposta de uso da língua sob a perspectiva dos gêneros discursivos com seus elementos constitutivos, especificados pelo tema (o conteúdo no momento da enunciação), pela forma de organização textual (construção composicional) e pelos recursos linguísticos (o estilo, o próprio gênero), no discurso processual, auxiliam a compreensão dos atos pertinentes às atividades judiciais como o conhecimento dos gêneros processuais, o uso da palavra enquanto signo ideológico, a identificação de acentos apreciativos em situações comunicativas e a relação dos sujeitos no contexto da prática forense. Os procedimentos técnicos da pesquisa são de natureza descritiva, abordagem bibliográfica e documental com estudo de caso, uma vez que se utiliza, para análise, a seleção do gênero pronúncia de um processo penal, considerado fonte primária que ainda não recebeu tratamento analítico em seus aspectos enunciativos. Evidencia-se, ainda, a perspectiva do método qualitativo e dialógico por oferecer embasamento teórico para compreensão da enunciação em contextos discursivos. Assim, a abordagem oferece uma contribuição aos estudos da linguagem processual penal dentro de uma linha teórico-discursiva que se faz necessária aos estudantes de Direito, possibilitando a compreensão da organização textual pelo campo das significações, dos aspectos estilísticos, da estrutura composicional, das questões valorativas e das relações dialógicas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO JURÍDICA, GÊNEROS DISCURSIVOS JUDICIAIS, TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM, BAKHTIN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID10730_10092018232351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIVALDETE MARIA OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RIVALDETE MARIA"
    "autor_email" => "rivaldete.silva@bol.com.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: A comunicação tem por objetivo demonstrar a importância da aprendizagem dos gêneros discursivos para os estudos do discurso jurídico penal em face da relação entre Direito e Linguagem. Com base nos fundamentos da teoria de Bakhtin (2010a), entende-se que uma proposta de uso da língua sob a perspectiva dos gêneros discursivos com seus elementos constitutivos, especificados pelo tema (o conteúdo no momento da enunciação), pela forma de organização textual (construção composicional) e pelos recursos linguísticos (o estilo, o próprio gênero), no discurso processual, auxiliam a compreensão dos atos pertinentes às atividades judiciais como o conhecimento dos gêneros processuais, o uso da palavra enquanto signo ideológico, a identificação de acentos apreciativos em situações comunicativas e a relação dos sujeitos no contexto da prática forense. Os procedimentos técnicos da pesquisa são de natureza descritiva, abordagem bibliográfica e documental com estudo de caso, uma vez que se utiliza, para análise, a seleção do gênero pronúncia de um processo penal, considerado fonte primária que ainda não recebeu tratamento analítico em seus aspectos enunciativos. Evidencia-se, ainda, a perspectiva do método qualitativo e dialógico por oferecer embasamento teórico para compreensão da enunciação em contextos discursivos. Assim, a abordagem oferece uma contribuição aos estudos da linguagem processual penal dentro de uma linha teórico-discursiva que se faz necessária aos estudantes de Direito, possibilitando a compreensão da organização textual pelo campo das significações, dos aspectos estilísticos, da estrutura composicional, das questões valorativas e das relações dialógicas. Resumo: A comunicação tem por objetivo demonstrar a importância da aprendizagem dos gêneros discursivos para os estudos do discurso jurídico penal em face da relação entre Direito e Linguagem. Com base nos fundamentos da teoria de Bakhtin (2010a), entende-se que uma proposta de uso da língua sob a perspectiva dos gêneros discursivos com seus elementos constitutivos, especificados pelo tema (o conteúdo no momento da enunciação), pela forma de organização textual (construção composicional) e pelos recursos linguísticos (o estilo, o próprio gênero), no discurso processual, auxiliam a compreensão dos atos pertinentes às atividades judiciais como o conhecimento dos gêneros processuais, o uso da palavra enquanto signo ideológico, a identificação de acentos apreciativos em situações comunicativas e a relação dos sujeitos no contexto da prática forense. Os procedimentos técnicos da pesquisa são de natureza descritiva, abordagem bibliográfica e documental com estudo de caso, uma vez que se utiliza, para análise, a seleção do gênero pronúncia de um processo penal, considerado fonte primária que ainda não recebeu tratamento analítico em seus aspectos enunciativos. Evidencia-se, ainda, a perspectiva do método qualitativo e dialógico por oferecer embasamento teórico para compreensão da enunciação em contextos discursivos. Assim, a abordagem oferece uma contribuição aos estudos da linguagem processual penal dentro de uma linha teórico-discursiva que se faz necessária aos estudantes de Direito, possibilitando a compreensão da organização textual pelo campo das significações, dos aspectos estilísticos, da estrutura composicional, das questões valorativas e das relações dialógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.