O presente estudo apresenta um breve histórica da Educação Infantil no Brasil e a educação pré-escolar no Timor-Leste, considerando suas políticas educativas, seus conflitos e suas conquistas, bem como a formação de professores para atuarem nesse nível de educação. O mesmo teve como objetivo discutir, em linhas gerais, como se dá a educação de crianças de 0 a 5 anos nesses dois países. O interesse em discutir essa temática surgiu a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, pelo fato de termos, no nosso grupo de atuação, uma aluna natural de Díli, Timor-Leste, o que nos causou curiosidade em saber como se dá as políticas educativas no referido país em comparação com as Diretrizes para a Educação Infantil no Brasil. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, tendo como suporte documentos oficiais dos dois países, bem como estudos realizados por Brandão (2007), Silva (2007), Áries (1981, Barreto; Apoema; Cavalcante (2016), dentre outros. Objetivamos com essa pesquisa ampliar o conhecimento e acentuar o interesse de novos pesquisadores acerca do tema.