Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÃO SOBRE A DIDÁTICA UTILIZADA NO ENSINO PARA AUXILIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA BIODIVERSIDADE

Palavra-chaves: BIODIVERSIDADE, DIDÁTICA, ENSINO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48848
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2226
    "inscrito_id" => 5138
    "titulo" => "REFLEXÃO SOBRE A DIDÁTICA UTILIZADA NO ENSINO PARA AUXILIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA BIODIVERSIDADE"
    "resumo" => "As metodologias adotadas pelos professores em sala de aula vêm sendo muito discutida no meio acadêmico, pois seus métodos mostram ter efeitos positivos ou negativos na aprendizagem e no interesse dos alunos em um determinado assunto. Por tanto o objetivo desse trabalho é ressaltar a importância de inserir aulas dinamizadas no ensino da biodiversidade através do seu contexto em sala de aula. A pesquisa foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, localizada no município de Goiana-PE, em duas turmas de segundo ano, totalizando 76 alunos com faixa etárias entre 15 e 18 anos. Inicialmente foi realizado um pequeno diálogo sobre o tema biodiversidade, após foi aplicada uma tabela, contendo afirmações sobre a biodiversidade, e cada aluno assinalou uma das alternativa entre discordo parcialmente, discordo totalmente, concordo parcialmente e concordo totalmente para cada afirmação feita.  Também houve um espaço onde alguns dos alunos acrescentaram sua opinião. Depois da análise das tabelas, observou-se que o assunto de biodiversidade é desejado pelos alunos, porém também almejavam por aulas mais dinamizadas, e com mais contato prático ou até mesmo através de multimídias para visualização de maior quantidade de seres vivos. Em relação à avaliação, muitos não se importam em serem avaliados por prova escrita, porém, outros preferem que a prova escrita não seja o único meio de analisar seus conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIODIVERSIDADE, DIDÁTICA, ENSINO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID5138_09092018225716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELINE PAULA BATISTA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ELINE"
    "autor_email" => "elinepaula456@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48848
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2226
    "inscrito_id" => 5138
    "titulo" => "REFLEXÃO SOBRE A DIDÁTICA UTILIZADA NO ENSINO PARA AUXILIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA BIODIVERSIDADE"
    "resumo" => "As metodologias adotadas pelos professores em sala de aula vêm sendo muito discutida no meio acadêmico, pois seus métodos mostram ter efeitos positivos ou negativos na aprendizagem e no interesse dos alunos em um determinado assunto. Por tanto o objetivo desse trabalho é ressaltar a importância de inserir aulas dinamizadas no ensino da biodiversidade através do seu contexto em sala de aula. A pesquisa foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, localizada no município de Goiana-PE, em duas turmas de segundo ano, totalizando 76 alunos com faixa etárias entre 15 e 18 anos. Inicialmente foi realizado um pequeno diálogo sobre o tema biodiversidade, após foi aplicada uma tabela, contendo afirmações sobre a biodiversidade, e cada aluno assinalou uma das alternativa entre discordo parcialmente, discordo totalmente, concordo parcialmente e concordo totalmente para cada afirmação feita.  Também houve um espaço onde alguns dos alunos acrescentaram sua opinião. Depois da análise das tabelas, observou-se que o assunto de biodiversidade é desejado pelos alunos, porém também almejavam por aulas mais dinamizadas, e com mais contato prático ou até mesmo através de multimídias para visualização de maior quantidade de seres vivos. Em relação à avaliação, muitos não se importam em serem avaliados por prova escrita, porém, outros preferem que a prova escrita não seja o único meio de analisar seus conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIODIVERSIDADE, DIDÁTICA, ENSINO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID5138_09092018225716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELINE PAULA BATISTA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ELINE"
    "autor_email" => "elinepaula456@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As metodologias adotadas pelos professores em sala de aula vêm sendo muito discutida no meio acadêmico, pois seus métodos mostram ter efeitos positivos ou negativos na aprendizagem e no interesse dos alunos em um determinado assunto. Por tanto o objetivo desse trabalho é ressaltar a importância de inserir aulas dinamizadas no ensino da biodiversidade através do seu contexto em sala de aula. A pesquisa foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, localizada no município de Goiana-PE, em duas turmas de segundo ano, totalizando 76 alunos com faixa etárias entre 15 e 18 anos. Inicialmente foi realizado um pequeno diálogo sobre o tema biodiversidade, após foi aplicada uma tabela, contendo afirmações sobre a biodiversidade, e cada aluno assinalou uma das alternativa entre discordo parcialmente, discordo totalmente, concordo parcialmente e concordo totalmente para cada afirmação feita. Também houve um espaço onde alguns dos alunos acrescentaram sua opinião. Depois da análise das tabelas, observou-se que o assunto de biodiversidade é desejado pelos alunos, porém também almejavam por aulas mais dinamizadas, e com mais contato prático ou até mesmo através de multimídias para visualização de maior quantidade de seres vivos. Em relação à avaliação, muitos não se importam em serem avaliados por prova escrita, porém, outros preferem que a prova escrita não seja o único meio de analisar seus conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.