Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BINGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: ELEMENTOS QUÍMICOS, LUDICIDADE, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46623
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2683
    "inscrito_id" => 3171
    "titulo" => """
      BINGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO\r\n
      PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
      """
    "resumo" => """
      Os conteúdos da disciplina de química são considerados de difícil compreensão pelos estudantes,\r\n
      sendo consequência do ensino tradicional com ênfase na memorização de conteúdos. Dentro desse\r\n
      contexto, diversos autores criaram metodologias de ensino para facilitar a aprendizagem dos alunos\r\n
      dentre elas os jogos lúdicos, ajudando tornar as aulas dinâmicas e interativas. Diante do exposto, o\r\n
      trabalho em questão teve por objetivo analisar a contribuição do jogo “Bingo dos Elementos\r\n
      Químicos” para o aprendizado. O jogo em questão foi aplicado em duas turmas de nono ano do ensino\r\n
      fundamental II, da Escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos na Cidade de Passira/PE. Os\r\n
      resultados deste trabalho reforçam a contribuição positiva da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ELEMENTOS QUÍMICOS, LUDICIDADE, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3171_10092018154840.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CELERINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandacelerino17@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46623
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2683
    "inscrito_id" => 3171
    "titulo" => """
      BINGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO\r\n
      PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
      """
    "resumo" => """
      Os conteúdos da disciplina de química são considerados de difícil compreensão pelos estudantes,\r\n
      sendo consequência do ensino tradicional com ênfase na memorização de conteúdos. Dentro desse\r\n
      contexto, diversos autores criaram metodologias de ensino para facilitar a aprendizagem dos alunos\r\n
      dentre elas os jogos lúdicos, ajudando tornar as aulas dinâmicas e interativas. Diante do exposto, o\r\n
      trabalho em questão teve por objetivo analisar a contribuição do jogo “Bingo dos Elementos\r\n
      Químicos” para o aprendizado. O jogo em questão foi aplicado em duas turmas de nono ano do ensino\r\n
      fundamental II, da Escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos na Cidade de Passira/PE. Os\r\n
      resultados deste trabalho reforçam a contribuição positiva da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ELEMENTOS QUÍMICOS, LUDICIDADE, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3171_10092018154840.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CELERINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandacelerino17@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os conteúdos da disciplina de química são considerados de difícil compreensão pelos estudantes, sendo consequência do ensino tradicional com ênfase na memorização de conteúdos. Dentro desse contexto, diversos autores criaram metodologias de ensino para facilitar a aprendizagem dos alunos dentre elas os jogos lúdicos, ajudando tornar as aulas dinâmicas e interativas. Diante do exposto, o trabalho em questão teve por objetivo analisar a contribuição do jogo “Bingo dos Elementos Químicos” para o aprendizado. O jogo em questão foi aplicado em duas turmas de nono ano do ensino fundamental II, da Escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos na Cidade de Passira/PE. Os resultados deste trabalho reforçam a contribuição positiva da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.