Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM BASE NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS- PORTUGUÊS DA UFPB.

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO LITERÁRIA, ENSINO, RELATÓRIOS DE ESTÁGIO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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      em sala de aula. Objetivando analisar os relatórios oriundos desses estágios do curso de Letras\r\n
      Português da Universidade Federal da Paraíba, desenvolvemos o presente artigo que verterá\r\n
      olhares sobre a formação dos então alunos e futuros professores, bem como analisará como a\r\n
      mediação literária se dá no processo teoria-prática, e as propostas didáticas apresentadas pelos\r\n
      alunos. Os relatórios citados fazem parte do corpus de estudo do Grupo de Pesquisa Estágio,\r\n
      Ensino e Formação docente (GEEF), da UFPB, e são referentes do 6° ao 9 ano do ensino\r\n
      fundamental. Para nos respaldar teoricamente sobre as práticas de ensino buscamos Silva e\r\n
      Rocha (2016); Mello (2000); Cândido (1972) e Sousa, Lucena, Segabinazi (2014)\r\n
      Acreditamos ser necessário investigar e compreender como as relações citadas acima se dão já\r\n
      que a formação discente do curso de Letras reflete diretamente nos leitores que emergem ou\r\n
      não nas salas de aula. Outro aspecto que torna o estudo relevante é o fato de que muitas\r\n
      universidades estão formando muitos pesquisadores e poucos professores, o que de certa\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os estágios docentes são componentes obrigatórios da grade curricular da Licenciatura em Letras - Português, das universidades brasileiras. Prevê-se que ao final do aproveitamento desta prática, os docentes em formação tenham desenvolvido técnicas de ensino as ponham em sala de aula. Objetivando analisar os relatórios oriundos desses estágios do curso de Letras Português da Universidade Federal da Paraíba, desenvolvemos o presente artigo que verterá olhares sobre a formação dos então alunos e futuros professores, bem como analisará como a mediação literária se dá no processo teoria-prática, e as propostas didáticas apresentadas pelos alunos. Os relatórios citados fazem parte do corpus de estudo do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação docente (GEEF), da UFPB, e são referentes do 6° ao 9 ano do ensino fundamental. Para nos respaldar teoricamente sobre as práticas de ensino buscamos Silva e Rocha (2016); Mello (2000); Cândido (1972) e Sousa, Lucena, Segabinazi (2014) Acreditamos ser necessário investigar e compreender como as relações citadas acima se dão já que a formação discente do curso de Letras reflete diretamente nos leitores que emergem ou não nas salas de aula. Outro aspecto que torna o estudo relevante é o fato de que muitas universidades estão formando muitos pesquisadores e poucos professores, o que de certa forma enfraquece a prática literária diária em sala de aula. Certos de que nosso estudo é apenas um recorte da dinâmica da mediação da leitura literária no ensino fundamental concluímos que, faz-se necessário este referido estudo como análise do processo de ensino aprendizagem.

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