Os estágios docentes são componentes obrigatórios da grade curricular da Licenciatura em
Letras - Português, das universidades brasileiras. Prevê-se que ao final do aproveitamento
desta prática, os docentes em formação tenham desenvolvido técnicas de ensino as ponham
em sala de aula. Objetivando analisar os relatórios oriundos desses estágios do curso de Letras
Português da Universidade Federal da Paraíba, desenvolvemos o presente artigo que verterá
olhares sobre a formação dos então alunos e futuros professores, bem como analisará como a
mediação literária se dá no processo teoria-prática, e as propostas didáticas apresentadas pelos
alunos. Os relatórios citados fazem parte do corpus de estudo do Grupo de Pesquisa Estágio,
Ensino e Formação docente (GEEF), da UFPB, e são referentes do 6° ao 9 ano do ensino
fundamental. Para nos respaldar teoricamente sobre as práticas de ensino buscamos Silva e
Rocha (2016); Mello (2000); Cândido (1972) e Sousa, Lucena, Segabinazi (2014)
Acreditamos ser necessário investigar e compreender como as relações citadas acima se dão já
que a formação discente do curso de Letras reflete diretamente nos leitores que emergem ou
não nas salas de aula. Outro aspecto que torna o estudo relevante é o fato de que muitas
universidades estão formando muitos pesquisadores e poucos professores, o que de certa
forma enfraquece a prática literária diária em sala de aula. Certos de que nosso estudo é
apenas um recorte da dinâmica da mediação da leitura literária no ensino fundamental
concluímos que, faz-se necessário este referido estudo como análise do processo de ensino aprendizagem.