As atividades lúdicas representam metodologias que despertam nos alunos o interesse em aprender conteúdos por meio de jogos e brincadeiras. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção de professores do ensino médio de uma escola pública de Patos, Paraíba sobre a prática de atividades lúdicas. A pesquisa foi desenvolvida com 11 professores de uma Escola Estadual. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário contendo 13 questões, sendo 7 afirmações no modelo de escala de Likert e 6 questões discursivas. A análise das respostas foi feita de forma quali e quantitativa. Todos os professores acreditavam que o lúdico pode contribuir para a compreensão de conteúdos nas mais diversas disciplinas, além disso, 63,3% dos mesmos realiza atividades lúdicas em sala de aula. Por outro lado, 45,5% afirmaram que a falta de materiais impossibilita a realização de atividades lúdicas na escola e 45,4% destes se mostraram descapacitados para desenvolver aulas lúdicas. 70,0% dos professores acreditam que o lúdico pode auxiliar positivamente o processo ensino-aprendizagem enquanto que 80,0% reportaram que a gestão escolar deve incentivar a pratica frequente de atividades lúdicas no ambiente escolar. A realização de atividades lúdicas em sala de aula oferece estímulos para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, além de renovar a metodologia do professor. A escola deve incentivar os professores para atividades lúdicas, e fornecer recursos para que essas aulas se tornem possíveis.