Diante do grande aumento de aquisição de celulares pela população mundial aumenta também o desenvolvimento de games pela indústria digital. Com isso, é comum observar que o aparelho celular está cada vez mais presente em qualquer contexto social, nesse resumo será exemplificado o contexto da sala aula, na qual o celular é cada vez mais utilizado pelos estudantes, seja de forma permitida ou também proibida pelos professores. Contudo, a solução metodológica para propor uma maneira que tais aparelhos não atrapalhem a aprendizagem dos estudantes, é o Mobile Learning. Nesse projeto, essa metodologia ativa foi aplicada no Museu de Oceanografia Professor Petrônio Alves Coelho na Universidade Federal de Pernambuco, através de uma plataforma de perguntas e respostas chamada Kahoot!, onde os estudantes puderam fixar de forma lúdica o que tinham acabado de aprender na apresentação inicial sobre a Oceanografia e o Museu no qual estavam visitando. O objetivo foi mostrar o quão possível é aprender e ensinar com um aparelho celular dentro ou fora da sala de aula, ou seja, em um espaço formal ou não formal de ensino. Como parte do andamento da pesquisa, estão sendo desenvolvidos também games digitais para computador e celulares sobre a coleção didática do Museu, curiosidades do ambiente marinho e de forma mais geral, sobre educação ambiental. Estão sendo desenvolvidos em linguagem de programação e design C# na plataforma gratuita do Visual Studio. Dessa forma, como detalhado no resumo expandido, a partir das pesquisas realizadas e dos resultados obtidos, é clara a aceitação dos celulares como instrumento de aprendizagem por meio dos estudantes, visto que, é um aparelho recorrente no dia a dia de todos e o qual já estão acostumados a utilizar, facilitando a troca de conhecimentos, principalmente no local a ser pesquisado, o Museu de Oceanografia Professor Petrônio Alves Coelho da UFPE, por ser um espaço não formal de ensino e por também oferecer total condições e estrutura para aplicação da aprendizagem móvel aos seus visitantes, de forma inovadora, de baixo custo e simples.