Este trabalho objetiva analisar as produções escritas de estudantes ingressantes em um curso de Licenciatura em Matemática no contexto do componente curricular Matemática Básica I, investigando as possíveis dificuldades conceituais destes estudantes na perspectiva da Análise de erros. Metodologicamente este trabalho segue uma abordagem qualiquantitativa de pesquisa e por buscar compreender as estratégias utilizadas em questões matemáticas (Números e Álgebra), apresenta-se como uma investigação descritiva. Os sujeitos foram 38 estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, no contexto de um projeto de monitoria semipresencial da disciplina Matemática Básica I, no semestre 2018.1. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário diagnóstico contendo 6 questões referentes a conteúdos da Educação Básica, a saber: operações com frações, potenciação, radiciação, equação do 2º grau, produtos notáveis e frações algébricas. Para fins de análise, as produções escritas foram organizadas em categorias (classes), as quais evidenciaram diversos erros de natureza conceitual em todos os conteúdos, com destaque para a categoria equivalente às questões respondidas erroneamente devido ao desconhecimento ou uso incorreto das propriedades de operações aritméticas e manipulações algébricas, assim como aquelas em que os estudantes demonstraram não saber resolver ou que resolveram erroneamente e sem consistência lógica. Desta forma, as análises também foram denunciativas de que grande parte dos sujeitos trouxeram estas deficiências e dificuldades da Educação Básica, reforçando a necessidade desse estudo, a fim de se buscar construir intervenções necessárias no ensino superior.