A atividade docente é uma contínua avaliação dos estudantes e cumpre a importante tarefa de identificar, com eficiência, os erros cometidos e sobre eles intervir. Entretanto, é comum que o erro seja mal diagnosticado e, por este motivo, não corrigido. Neste trabalho, buscamos destacar as situações nas quais o professor de matemática está trabalhando tópicos do eixo Grandezas e Medidas, como área e perímetro, e embora diante de erros operatórios busca intervir, também, sobre problemas conceituais. Acreditamos que muitas vezes a dificuldade não está no conceito trabalhado, mas a ação do professor se volta exatamente a isso. Assim, apresentamos uma pesquisa onde foi estudada a influência que um déficit no eixo Números e Operações pode causar no cálculo de áreas e perímetros. Isto foi feito através da aplicação de um questionário com estudantes do terceiro ano do ensino médio e do qual podemos perceber que um grande percentual de alunos domina os conceitos do eixo Grandezas e Medidas mas erra seus problemas por causa da dificuldade com o eixo Números e Operações. Esperamos com este trabalho solidificar na comunidade docente a reflexão sobre a importância de se identificar bem as dificuldades de aprendizagem dos estudantes e intervir com mais qualidade sobre elas.