SOARES, Joceline Maria Da Costa et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49365>. Acesso em: 23/12/2024 12:30
A utilização de metodologias diferenciadas na abordagem dos conteúdos, como os jogos didáticos destacam-se como uma ferramenta pedagógica para os professores, por se tratar de uma estratégia motivante e que agrega aprendizagem do conteúdo. Diante dessa perspectiva, foi desenvolvido e aplicado no âmbito no Estágio Supervisionado no Ensino de Química II, ofertado no 7º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, um projeto educativo para os alunos da 1ª série do Ensino Médio (EM) de uma escola do município de Palmelo – GO, no intuito de verificar a influência da utilização de atividades lúdicas no ensino de Química. Posteriormente ao jogo realizou-se a aplicação de um questionário (pós-teste), por meio do qual pode se considerar que o projeto educativo “Quem sou eu na Química?” logrou o êxito esperado, sendo uma ferramenta auxiliar e complementar para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Química, contribuindo para a aprendizagem do aluno. Além disso, o jogo contribuiu para a formação da licencianda em Química, uma vez que propiciou a aluna estagiária a desenvolver suas habilidades didáticas, a partir de sua inserção no cotidiano escolar, e ainda, permitiu um maior conhecimento em relação à profissão docente, contribuindo na formação do futuro professor.