SIMÕES, Mara Leite et al.. O perfil do aluno da licenciatura do campus i da ufpb. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/48207>. Acesso em: 05/11/2024 03:42
O processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura no país reflete o quadro socioeconômico e cultural tão diversificado da sociedade moderna, dando margem para que o corpo docente das universidades federais se depare com situações que repercutem inúmeras vezes em um ensino pouco significativo. O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil psicossocial dos alunos da licenciatura da Universidade Federal da Paraíba – Campus I, identificando as dimensões sociopolítica, técnica e humana dos mesmos. Esta pesquisa trouxe à tona a visão dos participantes sobre a profissão docente e suas aspirações com relação à formação oferecida na instituição. Proporcionando a investigação do impacto das mesmas no processo de ensino-aprendizagem de quatrocentos e um (401) licenciandos de dezesseis (16) cursos de licenciatura entre os vinte e dois (22) cursos existentes na nossa instituição, durante os anos de 2012 a 2014, compreendendo seis (06) períodos letivos. A metodologia utilizada foi de caráter quanti-qualitativo. Os dados coletados através de questionário foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016), possibilitando sua interpretação. Entre os questionamentos, observou-se que mais de 50% dos pesquisados são oriundos da rede pública de ensino e ingressos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No que diz respeito à escolha do curso, várias vertentes foram encontradas, embora, a influência do mercado de trabalho e o interesse pessoal se sobressaíram entre as demais. Outros questionamentos evidenciaram a convicção dos participantes sobre a importância da teoria aliada à prática, como uma ocasião favorável para minimizar as dificuldades e lacunas na formação docente que refletem no processo ensino-aprendizagem dos educandos e, consequentemente, no seu futuro profissional. Existe uma controvérsia na opinião dos participantes, pois, quando questionados sobre a qualidade das aulas de seus professores (da área específica e os da área da formação docente), a maioria se mostrou satisfeito. Ao final, no entanto, eles apontaram que as lacunas e as dificuldades de sua formação estão relacionadas diretamente ao corpo docente, uma vez que este é a única forma de relação entre o aluno e a construção do conhecimento.