Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE CORREÇÃO PARA PRIMEIRA VERSÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO

Palavra-chaves: METODOLOGIAS DE CORREÇÃO, REESCRITA, CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49235
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2843
    "inscrito_id" => 204
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE CORREÇÃO PARA PRIMEIRA VERSÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO"
    "resumo" => "Com base nas metodologias de correção apresentadas por Ruiz (2003) e Souza (2018), este trabalho busca mostrar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar as metodologias que se constituem como melhor opção para a correção da primeira versão de artigos de opinião produzidos por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Esses textos foram produzidos no segundo semestre de 2017 no contexto de estágio obrigatório de Língua Portuguesa. Para tanto, apoiamo-nos nas contribuições de autores como Koch e Elias (2015), Koch (1997), Costa Val (1994) e Marcuschi (2005). Este trabalho se insere no campo aplicado de estudos da linguagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual, tendo em vista o campo em que está inserida, há o cruzamento de diversas outras metodologias, entre elas a pesquisa-ação, o estudo de caso e análise documental. Com base nas reflexões realizadas, apresentamos a correção textual-interativa como a mais propícia para a correção da primeira versão do artigo de opinião, tendo em vista que através dela é possível realizar um diálogo com o aluno a partir do texto por ele produzido e, com isso, apontar de uma forma mais empática tanto as inadequações encontradas na produção quanto as sugestões de melhoria. Dessa forma, a correção passa a ser um andaime no qual o aluno pode se apoiar para reescrever seu texto. O presente trabalho é relevante, pois aponta caminhos que podem ser trilhados durante essa complexa atividade de correção de texto produzidos por alunos da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE CORREÇÃO, REESCRITA, CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID204_10092018183151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARA NAHYANE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARA"
    "autor_email" => "leonaranahyane2016@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49235
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2843
    "inscrito_id" => 204
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE CORREÇÃO PARA PRIMEIRA VERSÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO"
    "resumo" => "Com base nas metodologias de correção apresentadas por Ruiz (2003) e Souza (2018), este trabalho busca mostrar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar as metodologias que se constituem como melhor opção para a correção da primeira versão de artigos de opinião produzidos por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Esses textos foram produzidos no segundo semestre de 2017 no contexto de estágio obrigatório de Língua Portuguesa. Para tanto, apoiamo-nos nas contribuições de autores como Koch e Elias (2015), Koch (1997), Costa Val (1994) e Marcuschi (2005). Este trabalho se insere no campo aplicado de estudos da linguagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual, tendo em vista o campo em que está inserida, há o cruzamento de diversas outras metodologias, entre elas a pesquisa-ação, o estudo de caso e análise documental. Com base nas reflexões realizadas, apresentamos a correção textual-interativa como a mais propícia para a correção da primeira versão do artigo de opinião, tendo em vista que através dela é possível realizar um diálogo com o aluno a partir do texto por ele produzido e, com isso, apontar de uma forma mais empática tanto as inadequações encontradas na produção quanto as sugestões de melhoria. Dessa forma, a correção passa a ser um andaime no qual o aluno pode se apoiar para reescrever seu texto. O presente trabalho é relevante, pois aponta caminhos que podem ser trilhados durante essa complexa atividade de correção de texto produzidos por alunos da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE CORREÇÃO, REESCRITA, CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID204_10092018183151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARA NAHYANE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARA"
    "autor_email" => "leonaranahyane2016@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Com base nas metodologias de correção apresentadas por Ruiz (2003) e Souza (2018), este trabalho busca mostrar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar as metodologias que se constituem como melhor opção para a correção da primeira versão de artigos de opinião produzidos por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Esses textos foram produzidos no segundo semestre de 2017 no contexto de estágio obrigatório de Língua Portuguesa. Para tanto, apoiamo-nos nas contribuições de autores como Koch e Elias (2015), Koch (1997), Costa Val (1994) e Marcuschi (2005). Este trabalho se insere no campo aplicado de estudos da linguagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual, tendo em vista o campo em que está inserida, há o cruzamento de diversas outras metodologias, entre elas a pesquisa-ação, o estudo de caso e análise documental. Com base nas reflexões realizadas, apresentamos a correção textual-interativa como a mais propícia para a correção da primeira versão do artigo de opinião, tendo em vista que através dela é possível realizar um diálogo com o aluno a partir do texto por ele produzido e, com isso, apontar de uma forma mais empática tanto as inadequações encontradas na produção quanto as sugestões de melhoria. Dessa forma, a correção passa a ser um andaime no qual o aluno pode se apoiar para reescrever seu texto. O presente trabalho é relevante, pois aponta caminhos que podem ser trilhados durante essa complexa atividade de correção de texto produzidos por alunos da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.