Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos da utilização do software GeoGebra para a aprendizagem de alguns conceitos em Geometria, especialmente, com um grupo de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Recife (Pernambuco), a partir do desenvolvimento de uma sequência didática. As atividades do estudo foram realizadas no Laboratório de Informática da escola, onde a turma, composta por 30 estudantes, foi organizada em duplas, assim, obtivemos 15 duplas. O professor de Matemática da turma investigada foi o responsável por escolher e organizar/montar as duplas. Dessa forma, foram analisadas as construções dos alunos no GeoGebra e
os registros escritos deixados por eles em fichas de atividades. A sequência didática foi composta por três fases. Todavia, nesse artigo, apresentamos a análise da primeira fase, composta por três atividades, nas quais, foram abordados os seguintes conceitos: ponto médio, paralelismo, simétrico de um ponto em relação a outro e perpendicularismo. O uso do GeoGebra nas aulas de Matemática, sobretudo, no ensino de Geometria permite-nos produzir uma visão holística acerca do uso pedagógico desse recurso na sala de aula. A partir da aplicação da sequência didática, foi possível apreciarmos as aprendizagens dos estudantes, seus erros e seus progressos.