Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa sobre concepções de professores e futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o bloco de conteúdos matemáticos Tratamento da Informação que é composto por estudos relativos a noções de combinatória, de probabilidade e de estatística. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e exploratória que contou com a participação de 23 professores dos anos iniciais e 50 alunos de um curso de Pedagogia de uma universidade pública, localizada em Belém do Pará, que teve como objetivos: identificar concepções desses participantes em relação à inclusão desse bloco de conteúdos matemáticos nas propostas curriculares; identificar concepções em relação à ideia de acaso e incerteza; e identificar relações que esses participantes estabelecem entre matemática escolar e situações de acaso e incerteza. Para tanto, foi feito um levantamento e estudo bibliográfico sobre concepções de professores e sobre o ensino de noções de combinatória, de probabilidade e estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em seguida, foi efetivada a coleta de dados por meio de questionários, de testes e de entrevistas. Posteriormente, foi realizada análise do material coletado. Os resultados apontam que os participantes da pesquisa conhecem de forma limitada as justificativas, os objetivos e os conteúdos do bloco Tratamento da Informação; que suas concepções da ideia de acaso estão atreladas a intervenções divinas; e que não conseguem estabelecer relações formais entre matemática e situações de acaso e incerteza.