Ao ensinar Matemática, os professores enfrentam muitas dificuldades para relacionar o que esta sendo estudado com situações do cotidiano dos alunos, o que é importante para uma melhor compreensão por parte dos alunos. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de mostrar a aplicabilidade dos conceitos de proporção e simetria de uma forma diferenciada utilizando razão áurea, proporcionando aos alunos uma dinamicidade no ensino e aprendizagem da Matemática. O trabalho foi realizado por alunos bolsistas do PIBID/UEPB no subprojeto de Matemática e desenvolvido com dez alunos do 3º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, que foram divididos em duplas. As atividades foram desenvolvidas em único momento, que aconteceu da seguinte forma: Apresentação da parte histórica e de como tirar medidas, em seguida os alunos analisaram suas próprias medidas, identificando sua beleza estética a partir do valor da razão áurea. Sendo assim, constatamos como uma atividade diferenciada contribui para que os alunos tenham interesse em aprender e consigam um aprendizado satisfatório.