Os Parâmetros Curriculares Nacionais são instrumentos norteadores para o professor planejar as ações didáticas pedagógicas que ele irá utilizar no desenvolver de sua prática. Sendo o mesmo um documento dinâmico, voltado para articular, planejar e auxiliar na prática educativa escolar. Este artigo tem como objetivo analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) agindo como norteadores que permeiam as atividades pedagógicas elaboradas pelo professor. Dando ênfase principalmente ao PCN de Língua Portuguesa, pois é através da linguagem que a pessoa se comunica, constrói conhecimento e interage com o outro. O interesse em investigá-lo vem da necessidade de que muitos professores desconhecem a importância desse currículo nacional para o seu fazer docente. E o desconhecimento do que existe nesse documento oficial faz com que o docente atue de maneira descontextualizada e não possua respaldo teórico para embasar sua prática. A pesquisa foi fundamentada em vários aportes teóricos que abordam o tema pesquisado. Tendo como intuito saber se o professor tem conhecimento do documento oficial, realizou-se uma pesquisa de campo com métodos qualitativos. A pesquisa mostrou o desconhecimento quase que total dos professores em relação aos PCNs, principalmente o de Língua Portuguesa. Desse modo esse estudo contribuirá para que o docente compreenda a importância de conhecer os PCNs em sua totalidade para uma prática pedagógica mais eficiente e eficaz.