A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFMA EM CHAPADINHA – MA, BRASIL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46066 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2350 "inscrito_id" => 8823 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFMA EM CHAPADINHA – MA, BRASIL" "resumo" => "O Estágio Curricular Supervisionado constitui uma etapa fundamental no processo de formação inicial de professores de ciências e biologia, pois oportuniza ao discente testar e refletir os conhecimentos incorporados ao longo da graduação. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar o papel do estágio supervisionado na formação docente a partir da percepção dos estagiários do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Campus IV. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem quanti-qualitativa, a qual utilizou como procedimento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada junto aos sujeitos pesquisados tidos como estagiários do período de 2016.2 do referido curso. Dos 62 discentes que estavam matriculados no Estágio Prático no Ensino de Ciências e Estágio Prático no Ensino de Biologia e foram contatados, 55 participaram efetivamente, em seguida foi feita a análise do conteúdo das entrevistas. Os resultados revelam que para a maioria dos estagiários o papel do estágio reside em conhecer a realidade escolar e se preparar para desempenhar futuramente a carreira docente. Além disso, reconhecem a importância do planejamento antes de iniciar o estágio, da supervisão para o aperfeiçoamento das atividades em sala de aula, e também que o estágio deve promover a superação da dicotomia entre teoria e prática. Em suma, esta pesquisa possibilitou conhecer a percepção do estagiário a respeito da sua vivência durante o estágio supervisionado na licenciatura, e expectativas quanto ao futuro exercício na docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO PRÁTICO, FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8823_10092018095454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIS CATARINO DA HORA" "autor_nome_curto" => "REGIS" "autor_email" => "regis.hora@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46066 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2350 "inscrito_id" => 8823 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFMA EM CHAPADINHA – MA, BRASIL" "resumo" => "O Estágio Curricular Supervisionado constitui uma etapa fundamental no processo de formação inicial de professores de ciências e biologia, pois oportuniza ao discente testar e refletir os conhecimentos incorporados ao longo da graduação. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar o papel do estágio supervisionado na formação docente a partir da percepção dos estagiários do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Campus IV. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem quanti-qualitativa, a qual utilizou como procedimento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada junto aos sujeitos pesquisados tidos como estagiários do período de 2016.2 do referido curso. Dos 62 discentes que estavam matriculados no Estágio Prático no Ensino de Ciências e Estágio Prático no Ensino de Biologia e foram contatados, 55 participaram efetivamente, em seguida foi feita a análise do conteúdo das entrevistas. Os resultados revelam que para a maioria dos estagiários o papel do estágio reside em conhecer a realidade escolar e se preparar para desempenhar futuramente a carreira docente. Além disso, reconhecem a importância do planejamento antes de iniciar o estágio, da supervisão para o aperfeiçoamento das atividades em sala de aula, e também que o estágio deve promover a superação da dicotomia entre teoria e prática. Em suma, esta pesquisa possibilitou conhecer a percepção do estagiário a respeito da sua vivência durante o estágio supervisionado na licenciatura, e expectativas quanto ao futuro exercício na docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO PRÁTICO, FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8823_10092018095454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIS CATARINO DA HORA" "autor_nome_curto" => "REGIS" "autor_email" => "regis.hora@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }