A questão da aprendizagem matemática e sua importância é um tema que vem sendo discutido em muitas pesquisas, as quais advertem que se busquem metodologias de ensino que viabilize modos menos tradicional de tratar o rigor com que este componente curricular exige. Diante deste fato, o presente trabalho apresenta um estudo que tem por objetivo investigar teorias que tratem de metodologias de ensino da matemática. A motivação para o estudo levou em conta o fato de que vimos estudando teorias que tratam de metodologias de ensino da matemática. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar síntese do que foi possível captar nos estudos que temos realizado sobre Modelagem Matemática, com a intenção de captar fundamentação teórica que respalde metodologias de ensino de matemática, as quais (des)construa a visão errônea de que a Matemática é difícil e que poucos podem aprendê-la. A metodologia de pesquisa utilizada até então é a teórico-conceitual, sendo classificada como pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que Modelagem Matemática tem se apresentado como uma importante ferramenta no processo de construção da aprendizagem matemática, apontando para o desenvolvimento da criatividade, interesse e o senso crítico dos alunos, como características positivas desta metodologia de ensino. Indicam, também, que o atual ensino da matemática requer mudanças nas práticas pedagógicas dos professores, com vista a aproximar a matemática do contexto social dos alunos.