O presente artigo tem origem em um trabalho monográfico no âmbito do curso de especialização em Educação e Ludicidade, realizado na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), e tem como objetivo: analisar práticas de leitura e escrita desenvolvidas por professores do 1º e 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da alfabetização e letramento utilizando a ludicidade como recurso pedagógico. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa a partir da pesquisa-ação, envolvendo: observações participativas, entrevista semiestruturada guiada por questionário, e para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os sujeitos participantes foram duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas respectivas turmas. Como aporte teórico para analisar os dados, nos baseamos em autores renomados como: Kishomoto (2003, 2008), Maluf (2009), Rau (2011), Soares (2014, 2017), Freire (1991), dentre outros. O campo empírico deu-se no contexto de uma escola municipal da região metropolitana da cidade do Recife. A pesquisa possibilitou ampliar nosso olhar sobre as práticas docentes e percebermos que a ludicidade estava presente nas duas turmas analisadas, porém de maneira distinta. Compreendemos, porém, que ela poderia ser mais articulada com práticas de leitura e escrita.