As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas inovações compreende-se nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que são espaços virtuais nos quais usuários, educadores e educandos podem interagir por meio de diversas ferramentas. Na Educação a Distância -EAD, as ferramentas de comunicação são adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes, bem como necessários para a busca de novos domínios e novos públicos em EAD. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. Nessa perspectiva, um AVA é o principal instrumento mediador num sistema Educação a Distância que combina possibilidades inéditas de interação mediatizada (professor/professor e aluno/aluno) e de interatividades com diversos materiais de boa qualidade. O problema a ser investigado nesta pesquisa é demonstrar a importância dos ambientes virtuais de aprendizagem para a educação a distância. O objetivo principal é definir as funcionalidades que devem existir em um ambiente virtual de aprendizado, para apoiar o processo de educação a distância. Para tanto, apresenta e discute teorias que mostram como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas funcionalidades colaboram para o processo de ensino-aprendizagem na Educação a Distância, com base em uma pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados livros, artigos com embasamento no tema proposto. Concluindo assim a importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação a Distância.