A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMA CAMPUS ZÉ DOCA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45920 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1497 "inscrito_id" => 2337 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMA CAMPUS ZÉ DOCA" "resumo" => "O estágio supervisionado é o momento essencial para os estudantes durante os cursos de licenciatura, uma vez que este oferece o primeiro contato do futuro professor com seu campo de atuação, oportunizando ao acadêmico relacionar-se com a docência, enfrentar as dificuldades da sala de aula e conhecer a prática do ensino. Assim o estágio supervisionado apresenta-se como processo que possibilita ao futuro docente desenvolver uma visão crítica a partir da observações e atuação em sala de aula, e fornece uma avaliação própria de sua atuação didática. Diante do vasto campo de pesquisa que é a formação de professores, buscou-se compreender melhor a dinâmica do estágio supervisionado e sua importância na formação docente dos acadêmicos do curso licenciatura em química do IFMA Campus Zé Doca. Adotou-se para tal a pesquisa do tipo exploratória, de abordagem quantitativa. Aplicou-se questionários contendo 6 perguntas objetivas para 50 discentes do 7° e 8º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do maranhão IFMA Campus Zé Doca. Os questionados, em maioria concordam com a literatura existente, considerando o estágio um importante componente da formação acadêmica como docente, consideram também como maior dificuldade a estrutura oferecida pela escola que os receberam. Ao final da pesquisa constatou-se que os graduandos do curso de licenciatura em química do IFMA - Campus Zé Doca consideram o estágio um dos processos mais relevantes da formação acadêmica, e durante a prática do estágio aplicam e aperfeiçoam as e metodologias aprendidas ao longo do curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA EM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2337_06092018152950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUENY AMORIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUENY" "autor_email" => "luenyoliveira.ifma@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45920 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1497 "inscrito_id" => 2337 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMA CAMPUS ZÉ DOCA" "resumo" => "O estágio supervisionado é o momento essencial para os estudantes durante os cursos de licenciatura, uma vez que este oferece o primeiro contato do futuro professor com seu campo de atuação, oportunizando ao acadêmico relacionar-se com a docência, enfrentar as dificuldades da sala de aula e conhecer a prática do ensino. Assim o estágio supervisionado apresenta-se como processo que possibilita ao futuro docente desenvolver uma visão crítica a partir da observações e atuação em sala de aula, e fornece uma avaliação própria de sua atuação didática. Diante do vasto campo de pesquisa que é a formação de professores, buscou-se compreender melhor a dinâmica do estágio supervisionado e sua importância na formação docente dos acadêmicos do curso licenciatura em química do IFMA Campus Zé Doca. Adotou-se para tal a pesquisa do tipo exploratória, de abordagem quantitativa. Aplicou-se questionários contendo 6 perguntas objetivas para 50 discentes do 7° e 8º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do maranhão IFMA Campus Zé Doca. Os questionados, em maioria concordam com a literatura existente, considerando o estágio um importante componente da formação acadêmica como docente, consideram também como maior dificuldade a estrutura oferecida pela escola que os receberam. Ao final da pesquisa constatou-se que os graduandos do curso de licenciatura em química do IFMA - Campus Zé Doca consideram o estágio um dos processos mais relevantes da formação acadêmica, e durante a prática do estágio aplicam e aperfeiçoam as e metodologias aprendidas ao longo do curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA EM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2337_06092018152950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUENY AMORIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUENY" "autor_email" => "luenyoliveira.ifma@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }