Sabe-se que a educação é fundamental na vida do ser humano, constituindo um direito de todos. A Pedagogia Hospitalar é uma das modalidades de ensino que faz com que seja garantido e assegurado esse direito. Ela leva a educação para os hospitais, onde se faz necessária, tornando-se muito importante perante a sociedade. O objetivo deste estudo é analisar a importância da atuação do pedagogo junto às crianças hospitalizadas e as formas como esse profissional pode atuar para proporcionar aos pacientes uma melhor recuperação. Utilizando-se uma metodologia fundamentada na busca ativa por informações relevantes em pesquisas e referências bibliográficas, além de contribuir para o preenchimento das lacunas do conhecimento científico existente sobre a Pedagogia Hospitalar, este estudo tem a intenção de conferir certas pistas sobre os fundamentos e as práticas de humanização sob a perspectiva da educação e do cuidado, contribuindo na promoção da saúde das crianças hospitalizadas. Foi realizada uma revisão de literatura, extraída tanto de bibliografia específica da área da Educação, quanto de artigos científicos advindos de diversas bases de dados (SCIELO, EDUCA etc.), onde foram selecionados trabalhos publicados entre os anos de 1998 e 2018, os quais estão sendo gradualmente examinados de acordo com o andamento da pesquisa. Para a pesquisa estão sendo utilizadas as seguintes palavras-chave: “Pedagogia Hospitalar”, “crianças”, “hospital” e “educação”. O ambiente hospitalar, como se pôde notar a partir dos resultados preliminares apresentados aqui, passou por alguns avanços em seu atendimento, já que vem deixando de ser um ambiente prioritariamente curativo e/ou paliativo, passando a assumir um caráter preventivo e humanizador. Compreender a criança e o adolescente hospitalizados, exige uma prática humanizadora do hospital e daqueles que trabalham nesse espaço.Compreender a criança hospitalizada exige uma prática humanizadora do hospital e daqueles que trabalham nesse espaço. Fica evidente que o professor necessita ter um alto grau de instrução para saber como lidar com seus alunos, garantindo a continuidade da vida escolar a eles. Entretanto, o professor deve ter boa formação prática e teórica, além de ter a capacidade de lidar com a diversidade existente no âmbito hospitalar.