O referido estudo surgiu a partir de práticas docentes de dois graduandos em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão que, dentro do Estágio Supervisionado nos anos inicias do Ensino Fundamental, ao realizarem uma observação na turma de 2º ano de uma escola Municipal de São Luís- MA, perceberam a necessidade de se criar medidas alternativas para o ensino de leitura e escrita numérica e alfabética e, encontraram na Ludicidade a alternativa para criar meios de intervenção. Dessa forma objetivou-se, com as aulas, destacar a ludicidade como ferramenta de aprendizagem na turma e para isso, buscou-se identificar os pontos de maior necessidade de intervenção pedagógica e planejar as atividades necessárias para a intervenção e, por fim, executar atividades com as crianças tendo como suporte a ludicidade. Nos momentos de prática optou-se por atividades que trabalhassem a ideia de coletivo e afetividade logo, partiram de dinâmicas que envolviam como propósito a mobilização acerca do conhecimento sobre o outro, até atividades que exigiam conhecimentos de escrita e leitura alfabética e numéricas aliados a noções de organização e estratégia, todos trabalhados de forma lúdica. Ao fim do período de regência na escola, pode-se perceber a importância de atividades diferenciadas no processo de ensino e a receptividade da mesma na aprendizagem das crianças, a expectativa sobre algo novo os estimulava a participarem de maneira ativa no processo de construção de conhecimento além de, trabalhar o cooperativismo entre os mesmos dentro de sala de aula.