Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO TEODÓSIO DE OLIVEIRA LEDO NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – PB.

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      em fase de conclusão, desenvolvida em uma escola Estadual no Município de Boa Vista-PB, contando\r\n
      com a participação de alunos, professores e gestor, tendo como objetivo analisar a elaboração,\r\n
      desenvolvimento e execução do PPP da escola objeto dessa pesquisa. A fundamentação teórica desse\r\n
      trabalho utilizou-se de documentos oficiais como LDB, A Constituição Federal de 1988, PPP da\r\n
      escola, autores como Almeida e Freitas (2015), Veiga (2008), Gil (2010), Richardson (2008) entre\r\n
      outros. Para tanto se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos uma pesquisa de cunho\r\n
      exploratório, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa se constitui como quanti-qualitativa, com\r\n
      aplicação de questionários fechados a alunos e professores e entrevista semi-estruturada com a gestora\r\n
      escolar. De acordo com os principais resultados, 59,3% alunos afirmaram participar de projetos. 33,3%\r\n
      responderam que apenas assistem e responderam que participam dos eventos escolares. Entre os\r\n
      docentes 46,7% afirmaram que sempre consultam o PPP e 26,7% respondeu que consultam apenas em\r\n
      planejamentos anuais, 13,3% apenas em reuniões, 6,7% responderam que estava sendo desenvolvido\r\n
      apenas em projetos escolares e 6,7% responderam que não está sendo desenvolvido. Como resultado\r\n
      imediato percebeu-se que muitas ações descritas no PPP foram desenvolvidas na escola e que as\r\n
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      docentes 46,7% afirmaram que sempre consultam o PPP e 26,7% respondeu que consultam apenas em\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

: O Projeto Político Pedagógico reflete um trabalho em constante construção, acompanhamento, avaliação e reconstrução. Portanto, deve ser um documento claro e objetivo, que apresente a realidade escolar. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que se encontra em fase de conclusão, desenvolvida em uma escola Estadual no Município de Boa Vista-PB, contando com a participação de alunos, professores e gestor, tendo como objetivo analisar a elaboração, desenvolvimento e execução do PPP da escola objeto dessa pesquisa. A fundamentação teórica desse trabalho utilizou-se de documentos oficiais como LDB, A Constituição Federal de 1988, PPP da escola, autores como Almeida e Freitas (2015), Veiga (2008), Gil (2010), Richardson (2008) entre outros. Para tanto se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos uma pesquisa de cunho exploratório, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa se constitui como quanti-qualitativa, com aplicação de questionários fechados a alunos e professores e entrevista semi-estruturada com a gestora escolar. De acordo com os principais resultados, 59,3% alunos afirmaram participar de projetos. 33,3% responderam que apenas assistem e responderam que participam dos eventos escolares. Entre os docentes 46,7% afirmaram que sempre consultam o PPP e 26,7% respondeu que consultam apenas em planejamentos anuais, 13,3% apenas em reuniões, 6,7% responderam que estava sendo desenvolvido apenas em projetos escolares e 6,7% responderam que não está sendo desenvolvido. Como resultado imediato percebeu-se que muitas ações descritas no PPP foram desenvolvidas na escola e que as diretrizes estabelecidas nesse documento norteiam as ações pedagógicas da unidade de ensino investigada na pesquisa.

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