: O Projeto Político Pedagógico reflete um trabalho em constante construção,
acompanhamento, avaliação e reconstrução. Portanto, deve ser um documento claro e objetivo, que
apresente a realidade escolar. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que se encontra
em fase de conclusão, desenvolvida em uma escola Estadual no Município de Boa Vista-PB, contando
com a participação de alunos, professores e gestor, tendo como objetivo analisar a elaboração,
desenvolvimento e execução do PPP da escola objeto dessa pesquisa. A fundamentação teórica desse
trabalho utilizou-se de documentos oficiais como LDB, A Constituição Federal de 1988, PPP da
escola, autores como Almeida e Freitas (2015), Veiga (2008), Gil (2010), Richardson (2008) entre
outros. Para tanto se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos uma pesquisa de cunho
exploratório, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa se constitui como quanti-qualitativa, com
aplicação de questionários fechados a alunos e professores e entrevista semi-estruturada com a gestora
escolar. De acordo com os principais resultados, 59,3% alunos afirmaram participar de projetos. 33,3%
responderam que apenas assistem e responderam que participam dos eventos escolares. Entre os
docentes 46,7% afirmaram que sempre consultam o PPP e 26,7% respondeu que consultam apenas em
planejamentos anuais, 13,3% apenas em reuniões, 6,7% responderam que estava sendo desenvolvido
apenas em projetos escolares e 6,7% responderam que não está sendo desenvolvido. Como resultado
imediato percebeu-se que muitas ações descritas no PPP foram desenvolvidas na escola e que as
diretrizes estabelecidas nesse documento norteiam as ações pedagógicas da unidade de ensino
investigada na pesquisa.