Este artigo tem o objetivo de analisar as concepções sobre estratégias didáticas de professor de Química e suas relações com a aprendizagem de conceitos na área. É de natureza quanti-qualitativa e o campo abrange uma escola Estadual do Município de Vitória de Santo Antão, parceira do PDVL (Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas) e os sujeitos, professor de Química da referida Instituição, bem como os estudantes. Como instrumentos de construção de dados, utilizaram-se da observação e registro das práticas dos docentes, entrevista semiestruturada e questionário quanti-qualitativo. Como base metodológica a pesquisa teve como fundamento a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963), mais especificamente o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), que é descrito em cinco etapas, a saber: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e a Revisão Construtiva. A partir dos resultados, pode-se inferir que o professor identificado como (P01) possui forte viés tradicional; O âmbito escolar do (P01) não oferece muitos aparatos que subsidiem sua prática, uma vez que, o Laboratório de Ciências e de Informática, encontram-se inutilizáveis. Por outro lado, tem-se também a relação existente entre a metodologia de ensino e a aprendizagem dos estudantes, e como o ensino afeta diretamente a aprendizagem, percebe-se que há a necessidade de práticas que promovam em sala de aula uma contextualização, com linguagem acessível e que busquem estimular os estudantes a serem protagonistas da sua história.