VÍDEO AULAS EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS E AVALIAÇÃO DOS DOCENTES.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49311 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2264 "inscrito_id" => 2688 "titulo" => "VÍDEO AULAS EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS E AVALIAÇÃO DOS DOCENTES." "resumo" => "Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento sobre a ferramenta de ensino facilitadora: vídeo aulas experimental. A partir das experiências do estágio curricular da graduação e baseado na realidade das escolas do município de Severiano Melo/RN, nota-se o quanto é relevante a utilização de ambientes propícios para a experimentação na Química no Ensino Médio. Nesta perspectiva, surgiu a ideia de trazer algo que fosse inovador e ao mesmo tempo problematizado e avaliado pelos docentes, uma vez que, este, visa também, auxilia-los os mesmos em suas aulas. Diante disto, o recurso didático-pedagógico será bastante promissor para os discentes que, por sua vez, os próprios desconhecem o espaço pelo qual seria para as aulas práticas. Por outro lado, exibe também as perspectivas e avaliação dos docentes, voltado para a análise deste recurso. Por fim, será exposto resultados esperados a partir das concepções e avaliações dos alunos e dos professores que responderam o questionário que encontra-se do decorres deste presente artigo. Para esse estudo, elaboramos uma revisão bibliográfica baseada em autores como Beloni (1999) que aborda as concepções sobre a educação à distância; Costa (1992) apresentando a relevância do planejamento da utilização dos recursos audiovisuais; Moran (1995) que discute sobre a relação entre comunicação e educação; Richardson (1999) tratando-se sobre a Pesquisa social: métodos e técnicas; Santos (2012) com relação a Cibercultura: Redes Educativas e Práticas Cotidianas; e por fim, Vasconcellos (1992) debatendo-se em seu discurso sobre a Metodologia Dialética em Sala de Aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, ENSINO, DOCÊNCIA, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID2688_09092018234927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO BRAGA DE REZENDE NETO" "autor_nome_curto" => "ANTONIO NETO" "autor_email" => "antonionetto1997@gmail.co" "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS PAU DOS FERROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49311 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2264 "inscrito_id" => 2688 "titulo" => "VÍDEO AULAS EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS E AVALIAÇÃO DOS DOCENTES." "resumo" => "Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento sobre a ferramenta de ensino facilitadora: vídeo aulas experimental. A partir das experiências do estágio curricular da graduação e baseado na realidade das escolas do município de Severiano Melo/RN, nota-se o quanto é relevante a utilização de ambientes propícios para a experimentação na Química no Ensino Médio. Nesta perspectiva, surgiu a ideia de trazer algo que fosse inovador e ao mesmo tempo problematizado e avaliado pelos docentes, uma vez que, este, visa também, auxilia-los os mesmos em suas aulas. Diante disto, o recurso didático-pedagógico será bastante promissor para os discentes que, por sua vez, os próprios desconhecem o espaço pelo qual seria para as aulas práticas. Por outro lado, exibe também as perspectivas e avaliação dos docentes, voltado para a análise deste recurso. Por fim, será exposto resultados esperados a partir das concepções e avaliações dos alunos e dos professores que responderam o questionário que encontra-se do decorres deste presente artigo. Para esse estudo, elaboramos uma revisão bibliográfica baseada em autores como Beloni (1999) que aborda as concepções sobre a educação à distância; Costa (1992) apresentando a relevância do planejamento da utilização dos recursos audiovisuais; Moran (1995) que discute sobre a relação entre comunicação e educação; Richardson (1999) tratando-se sobre a Pesquisa social: métodos e técnicas; Santos (2012) com relação a Cibercultura: Redes Educativas e Práticas Cotidianas; e por fim, Vasconcellos (1992) debatendo-se em seu discurso sobre a Metodologia Dialética em Sala de Aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, ENSINO, DOCÊNCIA, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID2688_09092018234927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO BRAGA DE REZENDE NETO" "autor_nome_curto" => "ANTONIO NETO" "autor_email" => "antonionetto1997@gmail.co" "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS PAU DOS FERROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }