O presente artigo apresenta uma análise dos saberes que o professor de EJA mobiliza na organização de sua prática em sala de aula, cujo objetivo geral é compreender o processo de construção do conhecimento profissional do educador de Jovens e Adultos e sua influência na prática pedagógica desenvolvida em sala de aula. À pesquisa foi conduzida com oito docentes. Para um diagnóstico mais preciso foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, sendo aplicada aos respectivos professores sobre a tessitura do entendimento da falta de formação profissional específica dos docentes para trabalhar com a EJA, bem como a necessidade de uma política educacional voltada para essa modalidade de ensino, visto que, apesar de a maioria dos professores recorrerem aos diferentes saberes adquiridos em sua trajetória, a educação de jovens e adultos ainda expressa um reflexo de exclusão e ideologia apresentando bastante dificuldade. Para atingir aos objetivos propostos e atender às características do objeto, discorremos sobre os saberes mobilizados e utilizados pelos professores, No levantamento bibliográfico sobre saberes recorremos a Tardif (2002), Tardif & Lessard, (2009), Pimenta (2002, 2005), Gauthier (1998), Therrien (1995), Nóvoa (1992), e no sentido de se aproximar mais da literatura que trata da educação de jovens e adultos recorremos a, Durante (1998), Cormelato (2001), Pinto (2007), Carneiro (2009), entre outros e alguns documentos do Ministério da Educação e Cultura/MEC que delineiam diretrizes para EJA. Assim, sugere-se que muito se tem a evoluir para que toda a potencialidade utilizada a favor do ensino de jovens e adultos obtenha sucesso, tanto para construção das práticas pedagógicas de seus docentes quanto para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem com os alunos.