A pesquisa teve por objetivo entender como os discentes percebem as atividades práticas, com uso de maquetes, contribuem para as aprendizagens de temáticas a serem estudadas que para esse caso foram Biomas e Células. Participaram vinte discentes do Ensino Fundamental II (7º ano), da escola pública de Jurema-PE. Utilizamos um questionário misto, referentes as atividades práticas. Fica clara a satisfação dos estudantes em relação a essas produções de maquetes. Assim, dizem ter: a) gostado da atividade; b) importantes para as aprendizagens dos colegas; c) conseguiram realizar a confecção de maquetes com adaptações de materiais; d) absorveram melhor o conteúdo; e) divertido construir as maquetes. Destacam em suas falas os sentidos de Experiência, Aprendizagem, Criatividade, Sabedoria e Legal. Concluímos que as atividades práticas e a produção das maquetes com as temáticas biomas, bem como de células contribuíram para o interesse e a participação dos discentes nas aulas de ciências promovendo a aprendizagem, especialmente em caráter investigativo, problematizado e produzido, e, portanto, devem estar dentro do planejamento das metodologias ativas.