Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: DESPERTANDO A CRIATIVIDADE E A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES

Palavra-chaves: AULAS PRÁTICAS, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46529 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2355 "inscrito_id" => 6198 "titulo" => "ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: DESPERTANDO A CRIATIVIDADE E A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES" "resumo" => "A pesquisa teve por objetivo entender como os discentes percebem as atividades práticas, com uso de maquetes, contribuem para as aprendizagens de temáticas a serem estudadas que para esse caso foram Biomas e Células. Participaram vinte discentes do Ensino Fundamental II (7º ano), da escola pública de Jurema-PE. Utilizamos um questionário misto, referentes as atividades práticas. Fica clara a satisfação dos estudantes em relação a essas produções de maquetes. Assim, dizem ter: a) gostado da atividade; b) importantes para as aprendizagens dos colegas; c) conseguiram realizar a confecção de maquetes com adaptações de materiais; d) absorveram melhor o conteúdo; e) divertido construir as maquetes. Destacam em suas falas os sentidos de Experiência, Aprendizagem, Criatividade, Sabedoria e Legal. Concluímos que as atividades práticas e a produção das maquetes com as temáticas biomas, bem como de células contribuíram para o interesse e a participação dos discentes nas aulas de ciências promovendo a aprendizagem, especialmente em caráter investigativo, problematizado e produzido, e, portanto, devem estar dentro do planejamento das metodologias ativas.A pesquisa teve por objetivo entender como os discentes percebem as atividades práticas, com uso de maquetes, contribuem para as aprendizagens de temáticas a se" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6198_10092018100114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE MARIA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "DANIELE MORAIS" "autor_email" => "daninhamorais10@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46529 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2355 "inscrito_id" => 6198 "titulo" => "ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: DESPERTANDO A CRIATIVIDADE E A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES" "resumo" => "A pesquisa teve por objetivo entender como os discentes percebem as atividades práticas, com uso de maquetes, contribuem para as aprendizagens de temáticas a serem estudadas que para esse caso foram Biomas e Células. Participaram vinte discentes do Ensino Fundamental II (7º ano), da escola pública de Jurema-PE. Utilizamos um questionário misto, referentes as atividades práticas. Fica clara a satisfação dos estudantes em relação a essas produções de maquetes. Assim, dizem ter: a) gostado da atividade; b) importantes para as aprendizagens dos colegas; c) conseguiram realizar a confecção de maquetes com adaptações de materiais; d) absorveram melhor o conteúdo; e) divertido construir as maquetes. Destacam em suas falas os sentidos de Experiência, Aprendizagem, Criatividade, Sabedoria e Legal. Concluímos que as atividades práticas e a produção das maquetes com as temáticas biomas, bem como de células contribuíram para o interesse e a participação dos discentes nas aulas de ciências promovendo a aprendizagem, especialmente em caráter investigativo, problematizado e produzido, e, portanto, devem estar dentro do planejamento das metodologias ativas.A pesquisa teve por objetivo entender como os discentes percebem as atividades práticas, com uso de maquetes, contribuem para as aprendizagens de temáticas a se" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6198_10092018100114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE MARIA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "DANIELE MORAIS" "autor_email" => "daninhamorais10@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A pesquisa teve por objetivo entender como os discentes percebem as atividades práticas, com uso de maquetes, contribuem para as aprendizagens de temáticas a serem estudadas que para esse caso foram Biomas e Células. Participaram vinte discentes do Ensino Fundamental II (7º ano), da escola pública de Jurema-PE. Utilizamos um questionário misto, referentes as atividades práticas. Fica clara a satisfação dos estudantes em relação a essas produções de maquetes. Assim, dizem ter: a) gostado da atividade; b) importantes para as aprendizagens dos colegas; c) conseguiram realizar a confecção de maquetes com adaptações de materiais; d) absorveram melhor o conteúdo; e) divertido construir as maquetes. Destacam em suas falas os sentidos de Experiência, Aprendizagem, Criatividade, Sabedoria e Legal. Concluímos que as atividades práticas e a produção das maquetes com as temáticas biomas, bem como de células contribuíram para o interesse e a participação dos discentes nas aulas de ciências promovendo a aprendizagem, especialmente em caráter investigativo, problematizado e produzido, e, portanto, devem estar dentro do planejamento das metodologias ativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.