Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA AFRO-BRASILEIRA – CAMINHOS ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM A LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Palavra-chaves: IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA, LEIS Nº 10.639/03 E Nº 11.645/08, LITERATURA INFANTO-JUVENIL Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente estudo resulta numa prática pedagógica desenvolvida na Disciplina de Literatura Infanto-Juvenil no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma Instituição de Ensino na turma do 5º Período, localizada na Região Metropolitana do Recife. Por sua vez o estudo em evidência teve como objetivo investigar como as literaturas infanto-juvenis torna-se um fator preponderante para o reconhecimento e a valorização da criança afro-brasileira desenvolvidos nas práticas pedagógicas dos professores em sala de aula. Enquanto processo metodológico, o estudo em questão contou com uma análise bibliográfica com bases fundamentadas através das concepções de Figueiredo (2011), Freire (2015), Telles, (2013), Aguiar e Bordini (1993), Cavalcanti (2002) entre outros, os quais contribuíram com suas reflexões em relação às questões das literaturas infanto-juvenis. Foram analisadas algumas literaturas infanto-juvenis, enquanto análise dos dados coletadas, onde se aplicou neste estudo a técnica da análise dos conteúdos, cuja técnica resultou alcançar as respostas ao objetivo proposto nesse estudo. Assim, foi revelado que as literaturas infanto-juvenis analisadas pelos estudantes do 5º Período do Curso de Pedagogia enfocam um olhar formador para o leitor, porque entoam as riquezas que compõe a Cultura Afro-Brasileira e Africana. Desta forma, a criança em contato com essas literaturas, além de desenvolver sua capacidade de conhecimento de mundo, ela poderá se reconhecer diante os personagens apresentados na literatura escrita.

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