Trata-se de um relato de experiência, que objetiva descrever a inserção dos alunos ingressantes do curso de medicina da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, em comunidades quilombolas desse município, durante a primeira semana de aula do primeiro período do curso. Essa atividade iniciou em 2013, se repetindo anualmente, e até então 6 turmas já vivenciaram a experiência. Durante a visita à comunidade, é realizada uma roda de conversa com lideranças da comunidade, em seguida os estudantes caminham pelo território para reconhecimento e conversas com moradores, a visita é finalizada com uma atividade na Associação de moradores, onde os estudantes debatem um tema e encenam sobre ele, discutindo a temática com todos os presentes, por meio de técnicas do teatro do oprimido. A vivência proporciona a troca de saberes entre estudantes, professores e quilombolas, mostrando o quanto é importante conhecer a história das pessoas e seu modo de vida para uma boa atuação profissional. A partir dessa vivência, percebeu-se a ampliação do número de interessados em estudar a saúde de populações quilombolas, refletido no aumento de projetos de pesquisas e extensão desenvolvidos na referida instituição.