Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA PROEMI (PROJETO ENSINO MÉDIO INOVADOR) NO COLÉGIO ESTADUAL CANADÁ DE NOVA FRIBURGO-RJ

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO INOVADOR, ENSINO MÉDIO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, PROJETOS Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45755
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2795
    "inscrito_id" => 9417
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA PROEMI (PROJETO ENSINO MÉDIO INOVADOR) NO COLÉGIO ESTADUAL CANADÁ DE NOVA FRIBURGO-RJ"
    "resumo" => "Em 2013 foi iniciado no Colégio estadual Canadá de Nova Friburgo-RJ o PROEMI (Projeto Ensino Médio Inovador) que previa a permanência do aluno do Ensino Médio em horário integral na escola. Além das disciplinas normais do currículo, outras foram introduzidas com o intuito de ampliar a gama de conhecimentos oferecidos aos alunos, estes cursos eram da área de Ciências, Português e Matemática, sendo que,  o projeto em si, valorizava práticas inovadoras para o ensino em sala de aula. Neste contexto a adesão dos professores fez com que fossem desenvolvidas atividades extraclasses e tentativas de articulação de práticas inovadoras interdisciplinares. Foram oferecidos aos professores cursos de capacitação para tais disciplinas diferenciadas, que colaboraram para um melhor envolvimento dos mesmos. O Objetivo deste artigo é discutir as atividades realizadas no âmbito PROEMI, bem como sua importância para o desenvolvimento do aluno no que diz respeito a autonomia e protagonismo. O trabalho foi realizado basicamente a partir de consulta à documentos elaborados pela coordenação pedagógica a respeitos dos projetos e atividades. Verificamos que uma série de projetos foram desenvolvidos, além de eventos e atividades extraclasse. Foram também elaborados artigos específicos sobre o trabalho desenvolvido que oferecem um panorama geral da experiência realizada e constitui-se em importante fonte de consulta para professores. Acreditamos que a experiência ainda tendo sofrido inúmeras críticas por parte de alunos e professores é um excelente parâmetro para as dificuldades a serem vencidas e das possibilidade de oferecer ao aluno da escola pública uma melhor qualidade de ensino. Neste artigo discutimos a importância do PROEMI, bem como de suas atividades até a posterior desarticulação vivenciada na atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INOVADOR, ENSINO MÉDIO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, PROJETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9417_10092018173105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianaobernardes@bol.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45755
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2795
    "inscrito_id" => 9417
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA PROEMI (PROJETO ENSINO MÉDIO INOVADOR) NO COLÉGIO ESTADUAL CANADÁ DE NOVA FRIBURGO-RJ"
    "resumo" => "Em 2013 foi iniciado no Colégio estadual Canadá de Nova Friburgo-RJ o PROEMI (Projeto Ensino Médio Inovador) que previa a permanência do aluno do Ensino Médio em horário integral na escola. Além das disciplinas normais do currículo, outras foram introduzidas com o intuito de ampliar a gama de conhecimentos oferecidos aos alunos, estes cursos eram da área de Ciências, Português e Matemática, sendo que,  o projeto em si, valorizava práticas inovadoras para o ensino em sala de aula. Neste contexto a adesão dos professores fez com que fossem desenvolvidas atividades extraclasses e tentativas de articulação de práticas inovadoras interdisciplinares. Foram oferecidos aos professores cursos de capacitação para tais disciplinas diferenciadas, que colaboraram para um melhor envolvimento dos mesmos. O Objetivo deste artigo é discutir as atividades realizadas no âmbito PROEMI, bem como sua importância para o desenvolvimento do aluno no que diz respeito a autonomia e protagonismo. O trabalho foi realizado basicamente a partir de consulta à documentos elaborados pela coordenação pedagógica a respeitos dos projetos e atividades. Verificamos que uma série de projetos foram desenvolvidos, além de eventos e atividades extraclasse. Foram também elaborados artigos específicos sobre o trabalho desenvolvido que oferecem um panorama geral da experiência realizada e constitui-se em importante fonte de consulta para professores. Acreditamos que a experiência ainda tendo sofrido inúmeras críticas por parte de alunos e professores é um excelente parâmetro para as dificuldades a serem vencidas e das possibilidade de oferecer ao aluno da escola pública uma melhor qualidade de ensino. Neste artigo discutimos a importância do PROEMI, bem como de suas atividades até a posterior desarticulação vivenciada na atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INOVADOR, ENSINO MÉDIO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, PROJETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9417_10092018173105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianaobernardes@bol.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Em 2013 foi iniciado no Colégio estadual Canadá de Nova Friburgo-RJ o PROEMI (Projeto Ensino Médio Inovador) que previa a permanência do aluno do Ensino Médio em horário integral na escola. Além das disciplinas normais do currículo, outras foram introduzidas com o intuito de ampliar a gama de conhecimentos oferecidos aos alunos, estes cursos eram da área de Ciências, Português e Matemática, sendo que, o projeto em si, valorizava práticas inovadoras para o ensino em sala de aula. Neste contexto a adesão dos professores fez com que fossem desenvolvidas atividades extraclasses e tentativas de articulação de práticas inovadoras interdisciplinares. Foram oferecidos aos professores cursos de capacitação para tais disciplinas diferenciadas, que colaboraram para um melhor envolvimento dos mesmos. O Objetivo deste artigo é discutir as atividades realizadas no âmbito PROEMI, bem como sua importância para o desenvolvimento do aluno no que diz respeito a autonomia e protagonismo. O trabalho foi realizado basicamente a partir de consulta à documentos elaborados pela coordenação pedagógica a respeitos dos projetos e atividades. Verificamos que uma série de projetos foram desenvolvidos, além de eventos e atividades extraclasse. Foram também elaborados artigos específicos sobre o trabalho desenvolvido que oferecem um panorama geral da experiência realizada e constitui-se em importante fonte de consulta para professores. Acreditamos que a experiência ainda tendo sofrido inúmeras críticas por parte de alunos e professores é um excelente parâmetro para as dificuldades a serem vencidas e das possibilidade de oferecer ao aluno da escola pública uma melhor qualidade de ensino. Neste artigo discutimos a importância do PROEMI, bem como de suas atividades até a posterior desarticulação vivenciada na atualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.