BARBOSA, Maria Aparecida Gomes. A escrita da geração digital. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45737>. Acesso em: 05/11/2024 03:44
Conflitos entre pais e filhos, assim como entre professores e estudantes, gerados pela distância cronológica, sempre existiram. Cada geração, mesmo pertencendo ao mesmo ambiente sociocultural, desenvolveu-se em momentos históricos, sociais, tecnológicos, econômicos e culturais diferentes. As crianças percebem como algo natural as situações que são novas para seus pais, muitas vezes até apresentando-se como desafios penosos, principalmente no tocante às tecnologias digitais. Disso decorre que os mais jovens conseguem realizar sem problema algumas ações que parecem complicadíssimas para os mais velhos. O problema é que, neste momento, a distância entre as gerações parece ainda maior, seja porque a aceleração tecnológica transforma nossos contextos a uma velocidade vertiginosa, seja por outros fatores. Este artigo é um recorte da minha tese de doutorado, cujo corpo se forma através de um estudo sobre as propriedades estruturais dos textos acadêmicos hipertextuais, conflito com a cultura pós-industrial, fortemente marcada pelas mídias hipertextuais, as quais promoveram significativas mudanças nos modos de produção do conhecimento e nos modos de sua apropriação.