Este trabalho objetiva apresentar um resumo do retrospecto histórico da educação no Brasil com a finalidade de apresentar dados que distinguem os momentos da história da educação brasileira. Especificamente apresentar várias etapas de aperfeiçoamento desde o advento dos jesuítas ao Brasil até os dias atuais, apresentar momentos de prosperidade da educação brasileira e mostrar artefatos que condizem a partes das produções referentes ao sistema educacional. Teve como suporte teórico as ideias de autores como: ARANHA (1996/2009), CAMILO (2013), EKERMANN (2013) FERREIRA (2014), SCACHETTI, (2013), entre outros. Os procedimentos metodológicos foram conduzidos pela abordagem qualitativa e bibliográfica por meio de técnicas de leituras e análise pela procura em arquivos escritos. O mesmo configurou-se em uma produção textual para que venha contribuir para reflexões em torno da história da educação. O tema foi desenvolvido sobre o título “História da educação brasileira: Faces do descobrimento aos dias atuais” e subtítulos, período Jesuítico, período pombalino, período Joanino, período Imperial, período da Primeira República, período da segunda república, período do regime militar, período da educação pós-ditadura, período da nova LDB e período da educação no terceiro milênio.