A implantação de novas diretrizes na educação e a defesa de uma suposta neutralidade no espaço escolar despertam a reflexão sobre as especificidades das politícas educativas e disputa de projetos societários antagônicos. Esta pesquisa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade do Paraná – UNOPAR (Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos). Este estudo visa investigar as particularidades da área da educação e das tendências pedagógicas como reflexo de um projeto societário. Os objetivos específicos são: analisar os conceitos de gestão e condução na esfera pública; investigar as tendências pedagógicas vivenciadas pele educação brasileira e seus fundamentos teóricos-filosóficos; e compreender as especificidades da área da educação. Trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Percebemos, como resultado dessa pesquisa, que a educação é um campo estratégico ausente de neutralidade, norteada por questões axiológicas, e que influencia a construção da estrutura social. Ao renovar as relações de produção existentes, as instituições de ensino se poem como um aparato da sociedade capitalista em que a exclusão e os determinismos sociais estão presentes. Concluimos que é necessário desenvolver uma política social educacional que prepare o estudante para a cidadania participativa através da capacidade de leitura crítica do seu entorno social. A escola não deve ser um instrumento a serviço do conservadorismo, dos meios de produção e da sociedade de classes.