Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE SÁUDE E ECOLOGIA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TEMAS TRANSVERSAIS, SAÚDE E ECOLOGIA Pôster (PO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) possui uma grande relevância para o ensino da educação ambiental como uma transversalidade para desenvolver atividades que questionam o uso de recursos não renováveis, demostrar o problema ambiental como sendo um problema humano, incentivar a pesquisa na área ambiental, atentar para as unidades de conservação, faz referências a eventos internacionais que abordam questões ambientais, estimula a sustentabilidade, problematiza pontos de divergência relativos às concepções sobre a relação homem-natureza e políticas ambientais. O objetivo deste projeto é implantar a promoção da saúde na Escola Municipal de Ensino fundamental Adailton Coelho Costa atuando principalmente na educação ambiental de acordo com temas transversais e trabalhar nesses alunos a conscientização, desenvolvemos diversas atividades de promoção da saúde, inserindo atitudes saudáveis, aprimorando conhecimentos, auxiliando na tomada de decisão, melhorando suas habilidades, atuando diretamente hábitos de higiene, construção de ambientes favoráveis à saúde, entre outros. Foram realizados diversas intervenções e atividades educativas por meios de palestras orais e áudios-visuais, através de cartazes e slides utilizando data-show, vídeos, oficinas, apresentações artístico-culturais de caráter lúdico, fantoches, dinâmicas de grupos, distribuição de folhetos, construções coletivas de cartazes, brincadeiras de caráter educativo, gincanas, músicas.Cada uma dessas atividades foram divididas em dois momentos, uma parte teórica e outro pratica.O desenvolvimento do projeto vem proporcionando resultados positivos e satisfatórios, observados e evidenciados a partir de reuniões com o corpo docente e de diretores da Escola, sendo o projeto valorizado pela didática utilizada através de abordagem interativa com o aluno. Com o projeto ainda em andamento é possível perceber a sua importância no meio daquela comunidade escolar e da comunidade externa porque o nível de interesse dos estudantes é notável e eles tem se mostrado sensíveis e instruídos, um agente multiplicador transmitindo as informações assimiladas em seus ambientes familiares e no meio em que elas vivem, crescendo assim, a importância da Educação Ambiental como fonte para obter novas atitudes para construção de um planeta sustentável levando de maneira direta e indireta a melhores condições de vida.É importante ressaltar que o processo de empoderamento de mudanças de hábitos de vida, requer ações multidisciplinares e de forma contínua. Este trabalho tem levado a compreender a necessidade de construir práticas coletivas de análise do cotidiano escolar e social de forma a produzir novas relações entre saúde e escola.

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