Durante todo o século XX, desde as Escolas de Aprendizes Artífices, a educação profissional se desenvolveu em meio a uma dualidade estrutural, preferencialmente oferecida as classes trabalhadoras e menos favorecidas. Logo, este estudo objetiva contribuir com as reflexões acerca da história da educação profissional no Brasil e os seus principais programas, como o Programa Brasil Profissionalizado. A referida pesquisa é parte dos estudos desenvolvido no Mestrado em Educação, com ênfase na educação profissional, no Programa de Pós Graduação em educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN). Para isto, utilizamos uma abordagem qualitativa, através de procedimentos metodológicos como a pesquisa documental e bibliográfica, pautada em autores como Vieira (2017), Assis (2015), Moura (2007), Canali (2009) Kuenzer (2007), Saviani (2018) e Nascimento (2012). A pesquisa evidencia a dualidade presente nas políticas educacionais que lhe sustentam, a priorização de programas de governo em detrimento de políticas de Estado.