NASCIMENTO, Maria José Silva. Teoria e prática docente: relato de estágio. Anais VII ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45448>. Acesso em: 23/11/2024 17:24
Na vida acadêmica do estudante de licenciatura o estágio é uma das etapas mais importantes para o seu desenvolvimento como futuro profissional, pois é o momento em que vivencia a prática educativa, entrando em contato direto com a realidade escolar. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da experiência docente que foi desenvolvida junto a disciplina “Estágio de Língua Espanhola - Cursos livres”, na educação infantil. Inicialmente, apresentarei algumas considerações teóricas sobre a prática educativa e o ensino de literatura infantil. Depois, relatarei como ocorreram as atividades realizadas no referido estágio, as quais visavam a trabalhar com o desenvolvimento das habilidades de leitura e de comunicação oral das crianças. Para atingir os objetivos propostos unimos o ensino de língua espanhola com a leitura de uma narrativa literária infantil contemporânea: Gilda para chicas y chicos (2016), da escritora argentina Nadia Fink e do ilustrador Pitu Saá, parte da coleção Antiprincesas. Como base teórica, me apoiei nas obras de alguns estudiosos como COSTA (2007), PIMENTA (2013) e CUNHA (1991). A principal conclusão desta experiência é que o trabalho de literatura para crianças é muito gratificante, uma vez que ocorrem muitas surpresas e que os alunos têm a oportunidade de expandir sua visão de mundo.