Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

CORDEL E INCLUSÃO SOCIAL: A PRÁTICA DE LEITURA DE CORDÉIS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL, ENSINO, LEITURA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira
0 of 0
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45321 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 354 "titulo" => "CORDEL E INCLUSÃO SOCIAL: A PRÁTICA DE LEITURA DE CORDÉIS EM SALA DE AULA" "resumo" => "A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Através de sua linguagem simples, o cordel versa sobre os mais variados temas, proporcionando uma leitura prazerosa. Paralelo a isso, esse tipo de literatura proporciona aos alunos muitos caminhos que levam ao conhecimento e a uma leitura prazerosa, dentre eles estão: a criatividade, a musicalidade, a comicidade e a identificação com situações rotineiras, características estas que os folhetos apresentam com recorrência. Tendo em vista isso, este trabalho objetiva, de maneira geral, desenvolver no alunado uma reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea. Para isso, a leitura e a interpretação de cordéis tornam-se cruciais, na medida em que essa literatura pode, a partir de sua simplicidade e, paradoxalmente, complexidade, proporcionar uma abordagem crítica acerca dos mais diversos assuntos relativos ao mundo hodierno. Nesse sentido, o cordel, frente aos seus usos de linguagem em instâncias públicas de comunicação, pode proporcionar um enfrentamento cultural que conduz o aluno à reflexão acerca do contexto no qual está inserido. Tendo consciência disso, pretendo, nesse trabalho apresentar resultados de um projeto sobre o cordel em sala de aula. O projeto, que tem o título “Cordel em sala de aula: prática de leitura que promove a inclusão social”, foi aplicado em uma turma do Ensino Fundamental, 6º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo. E teve como principais objetivos proporcionar a inclusão social e combater a crescente evasão escolar. Para tanto, utilizamos como base os estudos de Cascudo (2002), Rita (2013), Maya (2012), Carvalho (1998), Machado (1976), Ataíde (1918), Resende (2005), Pcns (1997), Janduhi (2015).A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Atrav" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, ENSINO, LEITURA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA8_ID354_03082018211929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "juniorgalotreze13@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45321 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 354 "titulo" => "CORDEL E INCLUSÃO SOCIAL: A PRÁTICA DE LEITURA DE CORDÉIS EM SALA DE AULA" "resumo" => "A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Através de sua linguagem simples, o cordel versa sobre os mais variados temas, proporcionando uma leitura prazerosa. Paralelo a isso, esse tipo de literatura proporciona aos alunos muitos caminhos que levam ao conhecimento e a uma leitura prazerosa, dentre eles estão: a criatividade, a musicalidade, a comicidade e a identificação com situações rotineiras, características estas que os folhetos apresentam com recorrência. Tendo em vista isso, este trabalho objetiva, de maneira geral, desenvolver no alunado uma reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea. Para isso, a leitura e a interpretação de cordéis tornam-se cruciais, na medida em que essa literatura pode, a partir de sua simplicidade e, paradoxalmente, complexidade, proporcionar uma abordagem crítica acerca dos mais diversos assuntos relativos ao mundo hodierno. Nesse sentido, o cordel, frente aos seus usos de linguagem em instâncias públicas de comunicação, pode proporcionar um enfrentamento cultural que conduz o aluno à reflexão acerca do contexto no qual está inserido. Tendo consciência disso, pretendo, nesse trabalho apresentar resultados de um projeto sobre o cordel em sala de aula. O projeto, que tem o título “Cordel em sala de aula: prática de leitura que promove a inclusão social”, foi aplicado em uma turma do Ensino Fundamental, 6º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo. E teve como principais objetivos proporcionar a inclusão social e combater a crescente evasão escolar. Para tanto, utilizamos como base os estudos de Cascudo (2002), Rita (2013), Maya (2012), Carvalho (1998), Machado (1976), Ataíde (1918), Resende (2005), Pcns (1997), Janduhi (2015).A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Atrav" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, ENSINO, LEITURA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA8_ID354_03082018211929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "juniorgalotreze13@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Através de sua linguagem simples, o cordel versa sobre os mais variados temas, proporcionando uma leitura prazerosa. Paralelo a isso, esse tipo de literatura proporciona aos alunos muitos caminhos que levam ao conhecimento e a uma leitura prazerosa, dentre eles estão: a criatividade, a musicalidade, a comicidade e a identificação com situações rotineiras, características estas que os folhetos apresentam com recorrência. Tendo em vista isso, este trabalho objetiva, de maneira geral, desenvolver no alunado uma reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea. Para isso, a leitura e a interpretação de cordéis tornam-se cruciais, na medida em que essa literatura pode, a partir de sua simplicidade e, paradoxalmente, complexidade, proporcionar uma abordagem crítica acerca dos mais diversos assuntos relativos ao mundo hodierno. Nesse sentido, o cordel, frente aos seus usos de linguagem em instâncias públicas de comunicação, pode proporcionar um enfrentamento cultural que conduz o aluno à reflexão acerca do contexto no qual está inserido. Tendo consciência disso, pretendo, nesse trabalho apresentar resultados de um projeto sobre o cordel em sala de aula. O projeto, que tem o título “Cordel em sala de aula: prática de leitura que promove a inclusão social”, foi aplicado em uma turma do Ensino Fundamental, 6º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo. E teve como principais objetivos proporcionar a inclusão social e combater a crescente evasão escolar. Para tanto, utilizamos como base os estudos de Cascudo (2002), Rita (2013), Maya (2012), Carvalho (1998), Machado (1976), Ataíde (1918), Resende (2005), Pcns (1997), Janduhi (2015).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.