No ensino da literatura, não são recentes críticas às metodologias usadas por professores que se fundam no estudo historiográfico, sem privilegiar a leitura do texto literário, contribuindo, assim, para a sua invisibilidade em sala de aula – um cenário preocupante na contemporaneidade, tendo em vista que, muitas vezes, o texto literário, nas raras situações em que é usado, apenas é inserido nas metodologias de ensino como pretexto para tratar de outros conteúdos. Sendo assim, visando não somente a transformar esse panorama, como, sobretudo, aproximar os leitores dos textos literários, tem sido frequente a discussão sobre o ensino de literatura a partir de temas geradores, objetivando proporcionar uma experiência literária transformadora e emancipatória. Nesse contexto, apresentamos, nesta comunicação, o relato de experiência vivenciada durante o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Letras no ensino da literatura nas aulas de Língua Portuguesa a partir do tema gerador “morte”, em uma turma do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa. Para tanto, empregamos, metodologicamente, a pesquisa bibliográfica qualitativo-interpretativa para o estudo do ensino da literatura mediante temas geradores, e o estudo de caso para apresentação do relato de experiência. Os resultados obtidos mostram que, no ensino da literatura a partir de temas geradores, há maior efetividade de leitura de obras, tendo em vista que os alunos são colocados em constante contato com o texto, o que favorece o letramento literário.