O texto poético é muito mais do que um estrato superficial; é imagem, é som, é sentido. É um convite à apreciação das imagens poéticas. Sua leitura requer um mergulho nas linhas e entrelinhas da poesia, através do qual o leitor, conduzido por sua sensibilidade e pelas imagens poéticas, constrói o sentido do texto. Ele é de suma importância para a formação leitora e o letramento literário de crianças e jovens, visto que sua linguagem metafórica incita os leitores a pensarem, a fazerem inferências, a construírem seu próprio ponto de vista acerca de sua temática, do seu eu-lírico, de suas características estruturais e conceituais. Neste sentido, não há como conceber, nos dias atuais, os alunos do ensino médio saírem da escola sem saberem ler poesia, sem entenderem o que é poesia, sem perceberem a poesia presente na vida deles. Por este motivo, surgiu a necessidade de se desenvolver um projeto voltado para a leitura de poesia, no qual os alunos foram convidados a realizarem a leitura de alguns poemas do Romantismo Brasileiro, a analisarem e refletirem sobre a temática abordada, o eu-lírico, a situação e o contexto de produção, a estética. Ademais, eles foram convidados a produzirem, em grupo, uma aula de 50 minutos sobre algumas músicas contemporâneas escolhidas, em que fizeram a leitura e análise delas, estabelecendo um paralelo com os poemas do referido movimento literário, anteriormente lidos e debatidos em sala de aula. Ao término de cada aula, os grupos aplicaram uma atividade para verificarem se os objetivos propostos foram atingidos. A mencionada experiência pedagógica proporcionou, além do letramento literário dos alunos, o seu protagonismo, o que os possibilitou construírem seu próprio conhecimento. As expectativas foram superadas. Os objetivos foram alcançados. Sendo assim, apresenta-se este trabalho, que visa discutir o ensino de literatura, em especial, o tratamento com o texto poético em sala de aula, a partir do relato de experiência, desenvolvida nas turmas de 2ª série da Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, em Parnamirim/RN, no ano de 2017. Amarilha (2012, 2013), Bosi (1996), Candido (1980, 1989), Cereja (2005), Cosson (2006), Silva (2009), Lajolo (2000) e alguns documentos oficiais, como a LDBEN 9394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio serviram de aporte teórico que contribuíram para fundamentarem as ideias neste trabalho defendidas, consideradas viáveis, uma vez que se referem a uma experiência pedagógica exitosa, que promoveu a curiosidade, o interesse, o deleite, o envolvimento, o protagonismo dos alunos nas atividades literárias propostas. Ademais, sua validade é conferida também pela promoção do letramento literário e pela contribuição na formação humana e social dos discentes, bem como pelo aguçamento do seu senso crítico e reflexivo.