Considerando a importância do estudo de espanhol como língua estrangeira, e com o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em sala de aula, o nosso trabalho analisa a capacidade de leitura crítica dos estudantes na compreensão de textos escritos em espanhol. Realizamos uma análise comparativa com os alunos de duas escolas, da cidade de Campina Grande-PB uma de rede pública e outra de rede privada, com o objetivo de medir o nível de compreensão leitora e se existe uma diferença em relação à os níveis de ensino de uma escola pública para uma privada. As aulas de espanhol foram ministradas para jovens do 3º ano do ensino médio, uma vez que estes alunos estão próximos a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e necessita escolher uma segunda língua para realizar a prova. Como base para nossa análises utilizamos o poema canção da escritora argentina Maria Elena Walsh "Como la cigarra", poema que se tornou um hino para muitos exilados argentinos na última ditadura militar e que possui um grande poder histórico em sua compreensão. Para a realização das análises foram utilizados questionários de compreensão textual com o objetivo de medir os níveis de inferências utilizadas pelos alunos. Com isso, obtivemos os resultados que os alunos da escola particular conseguem resultados mais positivos em relação à os alunos da escola pública. Nosso suporte teórico está baseado em CASSANY (2006), com as definições de alfabetização crítica. SOARES (2014) e SANTOS (2013), que abordam os conteúdos de compreensão crítica, NASCIMENTO: TROUCHE (2008), abordando importância do ensino de literatura em aulas de espanhol. Esperamos contribuir com o ensino de ELE a partir de nossa analise, provocando reflexões sobre as possibilidades de abordagem dos texto em espanhol em salas de aula e a importância da leitura para uma boa compreensão textual e a formação crítica do aluno.