PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE HIDROCARBONETOS COM ALUNOS CEGOS UTILIZANDO MODELOS MOLECULARES TRIDIMENSIONAIS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44996 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 801 "inscrito_id" => 2554 "titulo" => "PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE HIDROCARBONETOS COM ALUNOS CEGOS UTILIZANDO MODELOS MOLECULARES TRIDIMENSIONAIS" "resumo" => "O ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química no contexto de educação inclusiva requer uma mediação pedagógica a partir de recursos adaptados e professores bem capacitados. Neste contexto o presente trabalho tem como estratégias uma proposta didática através do uso de modelos moleculares para o ensino e aprendizagem de Hidrocarbonetos voltada para alunos cegos e videntes, estudantes da 3ª série do ensino médio. O objetivo é avaliar a proposta de ensino, analisar a viabilidade dos recursos físicos na construção e representação de átomos e ligações que compõem as cadeias carbônicas, utilizando modelos moleculares para trabalhar os conceitos de hidrocarbonetos com alunos cegos e videntes na escola regular, promovendo a inclusão desses alunos ao ambiente escolar. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa, que se caracteriza com elementos de um Estudo de Caso, na qual as evidências e a coleta de dados se darão através de uma Observação participante e Entrevista estruturada. Espera-se que as propostas didáticas possibilitem a inclusão do aluno cego ao ambiente escolar, e que possam auxiliá-los na construção do conhecimento científico através da nomeação e construção de cadeias carbônicas utilizando os modelos moleculares tridimensionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE QUÍMICA, HIDROCARBONETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA17_ID2554_10082018182419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIA NEYARA ELOI DE MENDONÇA BRITO" "autor_nome_curto" => "CÉLIA" "autor_email" => "CELIANEYARA@GMAIL.COM" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44996 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 801 "inscrito_id" => 2554 "titulo" => "PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE HIDROCARBONETOS COM ALUNOS CEGOS UTILIZANDO MODELOS MOLECULARES TRIDIMENSIONAIS" "resumo" => "O ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química no contexto de educação inclusiva requer uma mediação pedagógica a partir de recursos adaptados e professores bem capacitados. Neste contexto o presente trabalho tem como estratégias uma proposta didática através do uso de modelos moleculares para o ensino e aprendizagem de Hidrocarbonetos voltada para alunos cegos e videntes, estudantes da 3ª série do ensino médio. O objetivo é avaliar a proposta de ensino, analisar a viabilidade dos recursos físicos na construção e representação de átomos e ligações que compõem as cadeias carbônicas, utilizando modelos moleculares para trabalhar os conceitos de hidrocarbonetos com alunos cegos e videntes na escola regular, promovendo a inclusão desses alunos ao ambiente escolar. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa, que se caracteriza com elementos de um Estudo de Caso, na qual as evidências e a coleta de dados se darão através de uma Observação participante e Entrevista estruturada. Espera-se que as propostas didáticas possibilitem a inclusão do aluno cego ao ambiente escolar, e que possam auxiliá-los na construção do conhecimento científico através da nomeação e construção de cadeias carbônicas utilizando os modelos moleculares tridimensionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE QUÍMICA, HIDROCARBONETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA17_ID2554_10082018182419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIA NEYARA ELOI DE MENDONÇA BRITO" "autor_nome_curto" => "CÉLIA" "autor_email" => "CELIANEYARA@GMAIL.COM" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }