AS FACETAS DA CONTEMPORANEIDADE. O DIALOGISMO DIGITAL PARA OS ALUNOS: O FACEBOOK E A POESIA VIRAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44400 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 1538 "titulo" => "AS FACETAS DA CONTEMPORANEIDADE. O DIALOGISMO DIGITAL PARA OS ALUNOS: O FACEBOOK E A POESIA VIRAL" "resumo" => "Em constante evanescência, a sociedade ver paradigmas serem derrubados e erguidos rapidamente. Com o avanço da era digital foram surgindo novas faces nos âmbitos sociais; como meios de produção e comunicação, profissões e as necessidades do homem moderno. Essas alterações não se restringem apenas ao mundo tecnicista, o domínio artístico também traz em si essas novidades. Dentro da literatura destaca-se a Poesia Viral, oriunda das redes sociais, essa modalidade literária tem ganhado mais força e ignorá-la significa virar os olhos para a sociedade e seu momento. Baseado nos documentos oficiais, BNCC (2018) e OCEM (2006) propomos o estudo dessa faceta da literatura contemporânea, que em oposição a maioria das escolas literárias já discutidas em sala, encontra-se próxima do aluno. Mais que tornar-se resiliente a essa nova manifestação é importante trabalhar com as produções através de sua fonte, as redes sociais, pois mais que poesias elas são objetos de discussões, reflexões e apreciação nesse espaço democrático. Fundamentado em Rojo (2012) e em Couto (2014), aliamos esse ensino a utilização do Facebook como ferramenta pedagógica, bem como, respaldando-nos nas concepções de Bakhtin (1997) acerca de gêneros discursivos, propomos fazer do aluno não só um agente passivo do conhecimento literário, mas que ele possa tomar a postura de criador em uma plataforma que transcende os muros escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "LITERATURA CONTEMPORÂNEA, POESIA VIRAL, FACEBOOK, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID1538_01082018000949.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIMÁRIO COSTA MOURA" "autor_nome_curto" => "REGIMÁRIO MOURA" "autor_email" => "regimario_12@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44400 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 1538 "titulo" => "AS FACETAS DA CONTEMPORANEIDADE. O DIALOGISMO DIGITAL PARA OS ALUNOS: O FACEBOOK E A POESIA VIRAL" "resumo" => "Em constante evanescência, a sociedade ver paradigmas serem derrubados e erguidos rapidamente. Com o avanço da era digital foram surgindo novas faces nos âmbitos sociais; como meios de produção e comunicação, profissões e as necessidades do homem moderno. Essas alterações não se restringem apenas ao mundo tecnicista, o domínio artístico também traz em si essas novidades. Dentro da literatura destaca-se a Poesia Viral, oriunda das redes sociais, essa modalidade literária tem ganhado mais força e ignorá-la significa virar os olhos para a sociedade e seu momento. Baseado nos documentos oficiais, BNCC (2018) e OCEM (2006) propomos o estudo dessa faceta da literatura contemporânea, que em oposição a maioria das escolas literárias já discutidas em sala, encontra-se próxima do aluno. Mais que tornar-se resiliente a essa nova manifestação é importante trabalhar com as produções através de sua fonte, as redes sociais, pois mais que poesias elas são objetos de discussões, reflexões e apreciação nesse espaço democrático. Fundamentado em Rojo (2012) e em Couto (2014), aliamos esse ensino a utilização do Facebook como ferramenta pedagógica, bem como, respaldando-nos nas concepções de Bakhtin (1997) acerca de gêneros discursivos, propomos fazer do aluno não só um agente passivo do conhecimento literário, mas que ele possa tomar a postura de criador em uma plataforma que transcende os muros escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "LITERATURA CONTEMPORÂNEA, POESIA VIRAL, FACEBOOK, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID1538_01082018000949.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIMÁRIO COSTA MOURA" "autor_nome_curto" => "REGIMÁRIO MOURA" "autor_email" => "regimario_12@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }