EDUCAÇÃO ESPECIAL: PERSPECTIVA DE INCLUSÃO E ATUAÇÃO
DO NEE EM UMA UNIVERSIDADE PUBLICA DE CAMPINA GRANDE
- PB
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44578 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 824 "inscrito_id" => 112 "titulo" => """ EDUCAÇÃO ESPECIAL: PERSPECTIVA DE INCLUSÃO E ATUAÇÃO \r\n DO NEE EM UMA UNIVERSIDADE PUBLICA DE CAMPINA GRANDE \r\n - PB """ "resumo" => "Partindo do pressuposto de que a acessibilidade é um direito que deve ser assegurado por todos, o presente artigo surgiu a partir da necessidade de investigar em termos de acessibilidade se Universidade Estadual da Paraíba- UEPB localizada no bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande - Paraíba, oferece subsídios para manutenção de alunos com deficiência na instituição, abrangendo tanto a estrutura do local, quanto os materiais disponibilizados pelo mesmo. No decorrer da pesquisa, foi perceptível a quantidade de alunos com deficiência que estão ingressados na instituição, bem como os desafios diários enfrentados por estes ao referir-se a estrutura principalmente. Vimos também que há um Núcleo de Educação Especial (NEE) que promove atividades direcionadas a essas pessoas, além de possuir uma sala exclusiva a qual disponibiliza materiais que contribuem para o desempenho em sala de aula desses alunos tanto com deficiência servindo como suporte, quanto os ditos ‘normais’ que realizam trabalhos voltados para a temática. A partir desse conhecimento, passamos a investigar o Núcleo a fim de compreender seu funcionamento, a frequência dos alunos no local e o atendimento disponibilizado a estas pessoas. Buscamos suporte teóricos em autores como BATISTA (1998); SILVA (2003); SANTOS (2011) dentre outros. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais sobre a temática em estudo, como: Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Política Nacional do Livro Didático: lei n°10.753, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva nas Escolas: Recursos Básicos de acessibilidade sócio digital para pessoas com deficiência, e Regulamentação das leis n° 10.048 e n° 10.098. A pesquisa nos possibilitou um conhecimento mais amplo sobre a temática, haja vista que a mesma é de suma importância para formação de uma sociedade com mais respeito, assim como nos pôs em um exercício de alteridade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL;, INCLUSÃO;, ACESSIBILIDADE;, EDUCAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID112_10082018233045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYDIANE MARTINS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ALYDIANE MARTINS" "autor_email" => "lihmartinsa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44578 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 824 "inscrito_id" => 112 "titulo" => """ EDUCAÇÃO ESPECIAL: PERSPECTIVA DE INCLUSÃO E ATUAÇÃO \r\n DO NEE EM UMA UNIVERSIDADE PUBLICA DE CAMPINA GRANDE \r\n - PB """ "resumo" => "Partindo do pressuposto de que a acessibilidade é um direito que deve ser assegurado por todos, o presente artigo surgiu a partir da necessidade de investigar em termos de acessibilidade se Universidade Estadual da Paraíba- UEPB localizada no bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande - Paraíba, oferece subsídios para manutenção de alunos com deficiência na instituição, abrangendo tanto a estrutura do local, quanto os materiais disponibilizados pelo mesmo. No decorrer da pesquisa, foi perceptível a quantidade de alunos com deficiência que estão ingressados na instituição, bem como os desafios diários enfrentados por estes ao referir-se a estrutura principalmente. Vimos também que há um Núcleo de Educação Especial (NEE) que promove atividades direcionadas a essas pessoas, além de possuir uma sala exclusiva a qual disponibiliza materiais que contribuem para o desempenho em sala de aula desses alunos tanto com deficiência servindo como suporte, quanto os ditos ‘normais’ que realizam trabalhos voltados para a temática. A partir desse conhecimento, passamos a investigar o Núcleo a fim de compreender seu funcionamento, a frequência dos alunos no local e o atendimento disponibilizado a estas pessoas. Buscamos suporte teóricos em autores como BATISTA (1998); SILVA (2003); SANTOS (2011) dentre outros. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais sobre a temática em estudo, como: Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Política Nacional do Livro Didático: lei n°10.753, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva nas Escolas: Recursos Básicos de acessibilidade sócio digital para pessoas com deficiência, e Regulamentação das leis n° 10.048 e n° 10.098. A pesquisa nos possibilitou um conhecimento mais amplo sobre a temática, haja vista que a mesma é de suma importância para formação de uma sociedade com mais respeito, assim como nos pôs em um exercício de alteridade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL;, INCLUSÃO;, ACESSIBILIDADE;, EDUCAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID112_10082018233045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYDIANE MARTINS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ALYDIANE MARTINS" "autor_email" => "lihmartinsa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }