Partindo do pressuposto de que a acessibilidade é um direito que deve ser assegurado por todos, o presente artigo surgiu a partir da necessidade de investigar em termos de acessibilidade se Universidade Estadual da Paraíba- UEPB localizada no bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande - Paraíba, oferece subsídios para manutenção de alunos com deficiência na instituição, abrangendo tanto a estrutura do local, quanto os materiais disponibilizados pelo mesmo. No decorrer da pesquisa, foi perceptível a quantidade de alunos com deficiência que estão ingressados na instituição, bem como os desafios diários enfrentados por estes ao referir-se a estrutura principalmente. Vimos também que há um Núcleo de Educação Especial (NEE) que promove atividades direcionadas a essas pessoas, além de possuir uma sala exclusiva a qual disponibiliza materiais que contribuem para o desempenho em sala de aula desses alunos tanto com deficiência servindo como suporte, quanto os ditos ‘normais’ que realizam trabalhos voltados para a temática. A partir desse conhecimento, passamos a investigar o Núcleo a fim de compreender seu funcionamento, a frequência dos alunos no local e o atendimento disponibilizado a estas pessoas. Buscamos suporte teóricos em autores como BATISTA (1998); SILVA (2003); SANTOS (2011) dentre outros. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais sobre a temática em estudo, como: Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Política Nacional do Livro Didático: lei n°10.753, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva nas Escolas: Recursos Básicos de acessibilidade sócio digital para pessoas com deficiência, e Regulamentação das leis n° 10.048 e n° 10.098. A pesquisa nos possibilitou um conhecimento mais amplo sobre a temática, haja vista que a mesma é de suma importância para formação de uma sociedade com mais respeito, assim como nos pôs em um exercício de alteridade.