PERCURSO DE UM ESTUDANTE EM FORMAÇÃO: UMA DUPLA ENTRADA ENTRE O
BIOGRÁFICO E O EDUCATIVO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44939 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 2298 "titulo" => """ PERCURSO DE UM ESTUDANTE EM FORMAÇÃO: UMA DUPLA ENTRADA ENTRE O\r\n BIOGRÁFICO E O EDUCATIVO """ "resumo" => """ RESUMO\r\n Trata-se de um artigo que advém das observações feitas durante o percurso de formação de um\r\n estudante com deficiência múltipla, Intelectual e visual, acompanhado, desde o ano de 2014, pela\r\n Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.\r\n Aborda o biográfico e o educativo como dupla entrada de sua produção e construção do conhecimento.\r\n O objetivo é de apresentar a condição de um estudante com deficiência múltipla e as adequações\r\n necessárias, e realizadas, para a progressão nos estudos, considerando as orientações sinalizadas por\r\n profissionais especializados da DAIN que o acompanham, desde o início do seu curso, para\r\n compreender, como o estudante vem obtendo êxito nos estudos em sua trajetória de história de\r\n formação acadêmica, bem como os processos de adaptações em curso relativos ao seu aprendizado.\r\n Escolhemos o método de pesquisa (auto) biográfico e de história de vida, com sessões de narrativas\r\n reflexivas e entrevistas de profundidade com o estudante. O acompanhamento da DAIN aponta amplas\r\n possibilidades de sucesso acadêmico a partir do respeito às adequações feitas pelos professores, para\r\n superação dos estigmas e condução ao êxito nos estudos. Concluímos que as adequações tendo sido\r\n observadas levam ao êxito acadêmico e são centrais para a compreensão da trajetória de vida e\r\n formação refletida do estudante, bem como o entendimento da (auto) biografia como um método\r\n investigativo no processo de transformação do sujeito, no pensar em si, falar de si e escrever de si,\r\n autoformação e transformação.\r\n Palavras-chave: Formação, Biográfico, Educativo, Deficiência Múltipla. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, BIOGRÁFICO, EDUCATIVO, DEFICIÊNCIA MULTIPLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID2298_01082018120538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ BEZERRA NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ BEZERRA" "autor_email" => "barbosa-bezerra@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44939 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 2298 "titulo" => """ PERCURSO DE UM ESTUDANTE EM FORMAÇÃO: UMA DUPLA ENTRADA ENTRE O\r\n BIOGRÁFICO E O EDUCATIVO """ "resumo" => """ RESUMO\r\n Trata-se de um artigo que advém das observações feitas durante o percurso de formação de um\r\n estudante com deficiência múltipla, Intelectual e visual, acompanhado, desde o ano de 2014, pela\r\n Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.\r\n Aborda o biográfico e o educativo como dupla entrada de sua produção e construção do conhecimento.\r\n O objetivo é de apresentar a condição de um estudante com deficiência múltipla e as adequações\r\n necessárias, e realizadas, para a progressão nos estudos, considerando as orientações sinalizadas por\r\n profissionais especializados da DAIN que o acompanham, desde o início do seu curso, para\r\n compreender, como o estudante vem obtendo êxito nos estudos em sua trajetória de história de\r\n formação acadêmica, bem como os processos de adaptações em curso relativos ao seu aprendizado.\r\n Escolhemos o método de pesquisa (auto) biográfico e de história de vida, com sessões de narrativas\r\n reflexivas e entrevistas de profundidade com o estudante. O acompanhamento da DAIN aponta amplas\r\n possibilidades de sucesso acadêmico a partir do respeito às adequações feitas pelos professores, para\r\n superação dos estigmas e condução ao êxito nos estudos. Concluímos que as adequações tendo sido\r\n observadas levam ao êxito acadêmico e são centrais para a compreensão da trajetória de vida e\r\n formação refletida do estudante, bem como o entendimento da (auto) biografia como um método\r\n investigativo no processo de transformação do sujeito, no pensar em si, falar de si e escrever de si,\r\n autoformação e transformação.\r\n Palavras-chave: Formação, Biográfico, Educativo, Deficiência Múltipla. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, BIOGRÁFICO, EDUCATIVO, DEFICIÊNCIA MULTIPLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID2298_01082018120538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ BEZERRA NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ BEZERRA" "autor_email" => "barbosa-bezerra@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }