O LIVRO INFANTIL COMO FONTE DE APRENDIZAGEM E PRAZER: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS NO MUNDO DA LEITURA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44865 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 370 "inscrito_id" => 817 "titulo" => "O LIVRO INFANTIL COMO FONTE DE APRENDIZAGEM E PRAZER: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS NO MUNDO DA LEITURA" "resumo" => "Esse artigo tem como objetivo discutir a inclusão de crianças desde cedo, na fase da pré-escola, no mundo da leitura, a partir de ferramentas adequadas à sua faixa etária, possibilitando, assim, a oportunidade de as crianças, desde cedo, mergulharem nas práticas de leitura, promovendo a aprendizagem e dando ênfase nas habilidades, capacidades e potencialidades. Com isto, evidenciamos a importância de atividades que desenvolvam o prazer pela leitura, visto que o termo leitura assume um papel democratizante no processo do ensino e aprendizagem, o que ressalta seu incentivo desde cedo. Para tanto, realizamos um trabalho que se estrutura por meio de uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfica, realizada por meio de livros, artigos científicos e textos eletrônicos que subsidiaram as reflexões necessárias para o levantamento de informações através do aporte teórico, permitindo o aprofundamento das discussões. Neste diálogo, utilizamos como principais referências os estudos de: BORBA e MATTOS (2011), COSSON (2011), CUNHA (1999), FERNANDES (2011), SANTOS (2010), TEBEROSKY e COLOMER (2003), entre outros. Os resultados indicam que quanto mais cedo a criança for estimulada a leitura essa desenvolverá o gosto pela mesma favorecendo o desenvolvimento da oralidade, linguagem, vocabulário, entre outras questões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, LIVRO INFANTIL, APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID817_28072018203207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA FREITAS DA SILVA MELLO" "autor_nome_curto" => "FLAVIA F. DA S. MELLO" "autor_email" => "flavia-rosy@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44865 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 370 "inscrito_id" => 817 "titulo" => "O LIVRO INFANTIL COMO FONTE DE APRENDIZAGEM E PRAZER: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS NO MUNDO DA LEITURA" "resumo" => "Esse artigo tem como objetivo discutir a inclusão de crianças desde cedo, na fase da pré-escola, no mundo da leitura, a partir de ferramentas adequadas à sua faixa etária, possibilitando, assim, a oportunidade de as crianças, desde cedo, mergulharem nas práticas de leitura, promovendo a aprendizagem e dando ênfase nas habilidades, capacidades e potencialidades. Com isto, evidenciamos a importância de atividades que desenvolvam o prazer pela leitura, visto que o termo leitura assume um papel democratizante no processo do ensino e aprendizagem, o que ressalta seu incentivo desde cedo. Para tanto, realizamos um trabalho que se estrutura por meio de uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfica, realizada por meio de livros, artigos científicos e textos eletrônicos que subsidiaram as reflexões necessárias para o levantamento de informações através do aporte teórico, permitindo o aprofundamento das discussões. Neste diálogo, utilizamos como principais referências os estudos de: BORBA e MATTOS (2011), COSSON (2011), CUNHA (1999), FERNANDES (2011), SANTOS (2010), TEBEROSKY e COLOMER (2003), entre outros. Os resultados indicam que quanto mais cedo a criança for estimulada a leitura essa desenvolverá o gosto pela mesma favorecendo o desenvolvimento da oralidade, linguagem, vocabulário, entre outras questões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, LIVRO INFANTIL, APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID817_28072018203207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA FREITAS DA SILVA MELLO" "autor_nome_curto" => "FLAVIA F. DA S. MELLO" "autor_email" => "flavia-rosy@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }