CONHECIMENTO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE)
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44470 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 436 "inscrito_id" => 1203 "titulo" => "CONHECIMENTO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE)" "resumo" => "A Educação Ambiental na perspectiva da Educação Inclusiva auxilia na aprendizagem e na conscientização dos alunos em relação à natureza e na construção de valores éticos e morais. Este estudo teve por objetivo avaliar o conhecimento de professores do ensino fundamental de Patos, Paraíba, sobre o ensino de Educação Ambiental para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Foram entrevistados 14 professores, por meio da aplicação de questionário contendo 10 questões abertas sobre o conhecimento dos professores em relação a Educação Ambiental e Educação Inclusiva. Os resultados reportaram que metade dos professores conceituou a Educação Ambiental relacionando-a com a preservação e a conservação do meio ambiente, enquanto que 42,9% relacionou contextualizando de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental. A maioria dos professores desenvolve a Educação Ambiental nas suas aulas (71,4%). Metade dos professores citou que a principal NEE encontrada na sala de aula é de alunos com deficiência auditiva, seguida pelo déficit de atenção (28,6%), dislexia (7,2%) e deficiências visuais (7,2%). 71,4% dos professores afirmaram que não é disponibilizado apoio ou material pedagógico para desenvolver a inclusão desses alunos no ensino da Educação Ambiental. Envolver a Educação Ambiental no ensino a alunos com NEE possibilita aos professores uma amplitude de metodologias didáticas que promovam a relação do homem com a natureza, ao mesmo tempo proporciona uma educação de qualidade com a inclusão desses alunos nessas dinâmicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DEFICIÊNCIA, ESCOLA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA1_ID1203_31072018222140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CYNTHIA" "autor_email" => "cynthiaarielly@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44470 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 436 "inscrito_id" => 1203 "titulo" => "CONHECIMENTO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE)" "resumo" => "A Educação Ambiental na perspectiva da Educação Inclusiva auxilia na aprendizagem e na conscientização dos alunos em relação à natureza e na construção de valores éticos e morais. Este estudo teve por objetivo avaliar o conhecimento de professores do ensino fundamental de Patos, Paraíba, sobre o ensino de Educação Ambiental para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Foram entrevistados 14 professores, por meio da aplicação de questionário contendo 10 questões abertas sobre o conhecimento dos professores em relação a Educação Ambiental e Educação Inclusiva. Os resultados reportaram que metade dos professores conceituou a Educação Ambiental relacionando-a com a preservação e a conservação do meio ambiente, enquanto que 42,9% relacionou contextualizando de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental. A maioria dos professores desenvolve a Educação Ambiental nas suas aulas (71,4%). Metade dos professores citou que a principal NEE encontrada na sala de aula é de alunos com deficiência auditiva, seguida pelo déficit de atenção (28,6%), dislexia (7,2%) e deficiências visuais (7,2%). 71,4% dos professores afirmaram que não é disponibilizado apoio ou material pedagógico para desenvolver a inclusão desses alunos no ensino da Educação Ambiental. Envolver a Educação Ambiental no ensino a alunos com NEE possibilita aos professores uma amplitude de metodologias didáticas que promovam a relação do homem com a natureza, ao mesmo tempo proporciona uma educação de qualidade com a inclusão desses alunos nessas dinâmicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DEFICIÊNCIA, ESCOLA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA1_ID1203_31072018222140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CYNTHIA" "autor_email" => "cynthiaarielly@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }